cclara

Os motivos do aumento da obesidade no Brasil


O excesso de peso é gerado pela ingestão exagerada de alimentos, produzindo massa adiposa no corpo humano, o que pode levar a problemas graves de saúde. No século XXI houve um aumento da taxa de pessoas obesas, assim como a grande quantidade de fast foods  que surgiram.

Este ano, estudos feitos pelo ministério da saúde1 mostram que em um período de 10 anos, a quantidade de pessoas obesas no Brasil aumentou em 60%, o que preocupa médicos e nutricionistas, que tentam arranjar uma explicação para esse aumento desenfreado. Um dos fatores levados em consideração é o pouco tempo que o brasileiro tem para comer por conta do trabalho e acabam por fazer refeições mais rápidas, porém mais calóricas. Outro fator é sobre o uso demasiado das mídias sociais, que acarretam em noites mal dormidas, em que há um desequilíbrio na produção de glicose e, durante o dia, a pessoa sente uma maior necessidade de comer alimentos calóricos, que possam fornecer energia. Outros fatores como o sedentarismo e a falta de uma dieta diversificada também acarretam a obesidade.

Esse crescimento tem como consequência o aumento dos índices de doenças, como o diabetes, problemas cardiovasculares, respiratórios e até o câncer, que podem levar a morte quando não tratadas corretamente.

Para tentar diminuir o aumento do número de pessoas obesas, médicos e nutricionistas indicam uma alimentação balanceada com frutas e verduras variadas, além de uma diminuição das frituras. Praticar exercícios também é importante, mesmo que seja uma corrida em volta do quarteirão. Já é um passo para diminuir essa taxa de obesidade nos próximos 10 anos.

 

Bibliografia

1-Para ler mais sobre os estudos feitos pelo Ministério da saúde: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/28108-em-dez-anos-obesidade-cresce-60-no-brasil-e-colabora-para-maior-prevalencia-de-hipertensao-e-diabetes>

<http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39625621> Acesso em 14/08/2017

<https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/sobrepeso-obesidade-em-alta-no-brasil-diz-onu-20819122> Acesso em 14/08/2017

Imagem de chamada: <http://portaljudaico.com.br/crianca-tecnologia-e-obesidade/> acesso em 19/08/2017