PET Química UFC


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O PET Química foi criado em 1988, como PET Química Industrial pelo professor Roberto de Lima Sampaio, o qual se tornou o primeiro tutor do grupo,  seguido, respectivamente, pelos professores Francisco Belmino Romero, Sandro Thomaz Gouveia e Wladiana Oliveira Matos. Atualmente, Maria das Graças Gomes é a tutora.

Tutores

A estrutura do PET é composta por um professor tutor, 12 bolsistas em diferentes semestres dos cursos de bacharelado ou licenciatura em química, além de alunos não-bolsistas e voluntários.

As atividades desenvolvidas pelo grupo devem estar relacionadas com a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, procurando enfatizar a indissociabilidade desses três parâmetros, assim como poder atuar junto ao curso de graduação no qual está vinculado na melhoria da qualidade do ensino.

O grupo está inserido em uma ação de melhoria do curso juntamente com a coordenação, visando a excelência acadêmica, a diminuição da evasão, da reprovação e adequação curricular. Como decorrência desta interação PET-Coordenação, as ações estão correlacionadas de acordo com o plano gestor e as atividades do PET para a graduação. Esta interação com coordenação tem possibilitado aos alunos de graduação que participam das mesma, o aproveitamento dessas atividade como atividade complementares, que de uma maneira geral devem perfazer um total de carga horária de 20 h por tipo de atividade.

O processo de construção coletiva, sempre ponderando e permitindo a participação dos bolsistas na tomada de decisão, sem dúvida é uma característica marcante na metodologia seguida pelo grupo. É obvio que o papel do tutor é importantíssimo nessa construção participativa e sobretudo na ponderação das diferentes decisões tomadas.

A busca constante por novas metodologias de ensino e de gestão do grupo também pode ser destacada como algo dinâmico do grupo que permite aos bolsistas perceber as diferentes formas de abordagem de um único assunto, assim possibilita-os o questionamento e o aprimoramento. Sobretudo na contextualização da realidade sócio-cultural que tem melhorado minha postura enquanto cidadão.

A busca pela indissociabilidade também se caracteriza como sendo um eixo norteador importante na metodologia adotada para o desenvolvimento das atividades e gestão do grupo. Assim como a vivência prática tem permitido assimilar conceitos e teorias que nem sempre de forma acadêmica é possível adquiri-las.