Screenshot_20200810-112244_PowerPoint

Compostos Nitrogenados em água para consumo


A água doce é imprescindível para que haja vida, sendo de extrema importância para animais e plantas. Ela é fundamental em todas as atividades metabólicas do organismo humano, sendo um componente essencial a todos os tecidos corpóreos, além de estar presente na maioria das reações químicas que ocorrem no corpo. Não há um estudo que defina a quantidade de água que deve ser consumida diariamente por um indivíduo, porém é recomendado o consumo de 2 a 3 litros de água por dia a fim de atender as necessidades vitais.

Devido à importância dessa substância, é necessário que ela possua um padrão mínimo de qualidade. Esse padrão é determinado por meio de diversos parâmetros que representam suas características físicas, químicas e biológicas. A Organização Mundial da Saúde disponibiliza uma diretriz acerca da qualidade da água, porém cabe aos governantes adotarem as diretrizes recomendadas conforme o fator econômico, social e tecnológico de cada país. Um desses parâmetros é a concentração de compostos nitrogenados presente na água, estes podem ser encontrados na forma de nitrogênio orgânico, amoniacal, nitrito (NO2-) e nitrato (NO3-).

Uma das principais fontes de nitrogênio nas águas naturais são os esgotos sanitários que lançam nitrogênio orgânico devido à presença de proteínas e nitrogênio amoniacal. Esses compostos despejados, com o tempo, sofrem oxidação e forma o nitrato que é altamente tóxico e pode causar uma doença intitulada metahemoglobinemia infantil, no qual o nitrato é reduzido a nitrito na corrente sanguínea (NO-3 + 2H+ + 2e- –> NO-2 + H2O), este se combina com a hemoglobina do sangue oxidando-a e assim, impedindo a absorção e o transporte de oxigênio suficiente durante os processos metabólicos. Por essa razão a Portaria 518/2000 do Ministério da Saúde determina o valor máximo de 10mg de N-NO3/L para o padrão de potabilidade.

Desta forma visando medir a qualidade da água são realizados constantemente testes nas fontes e fornecedores aceca da concentração de nitrito e nitrato. Para realizar essa análise são utilizadas técnicas colorimétricas. O nitrito reage com a sulfanilamida e a etilenodiamina, formando um complexo de coloração rosa que obedece a lei de Lambert – Beer. Enquanto o nitrato é reduzido a nitrito, utilizando uma coluna preenchida com cádmio metálico, procedendo-se em seguida à etapa de colorimetria, obtendo as concentrações de nitrato e nitrito. A concentração de nitrato é obtida então a partir da diferença de concentrações encontradas com e sem a coluna preenchida com cádmio.

Figura 1: Lei de Lamber-beer

Fonte: Autor

Fonte: Autor

Por fim, caso seja necessário é possível realizar a remoção de compostos nitrogenados da água por meio de processos físico-químicos, por exemplo, o arraste com ar. Neste processo a água poluída é alcalinizada com intuito de deslocar o equilíbrio, NH3 + H+  NH4+, e favorecer a formação de amônia gasosa, em seguida essa água é distribuída sobre uma torre de gotejamento contendo material de enchimento constituído de PVC. Os respingos favorecem a remoção da amônia que é proporcionada por exaustores posicionados na parte superior da torre.

Figura 2: Torres de arraste de amônia com ar.

 Fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4e/Air_Stripper_for_Wikipedia. png/250px-Air_Stripper_for_Wikipedia.png


Fonte:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4e/Air_Stripper_for_Wikipedia. png/250px-Air_Stripper_for_Wikipedia.png

 

BIBLIOGRAFIA:

ALABURDA, Janete; NISHIHARA, Linda. Presença de compostos de nitrogênio em águas de poços. Revista de Saúde Pública, v. 32, p. 160-165, 1998.

RODRIGUES, D. F.; VIEIRA, F. C.; RODRIGUES, M. E. F. Metahemoglobinemia: etiopatogenia e quadro clínico. Rev Pediatria SOPERJ, v. 12, n. 1, p. 8-11, 2011.