chamada clara

Ununênio, um possível novo elemento da tabela periódica


A tabela periódica foi criada por conta da necessidade dos cientistas em organizar os elementos químicos de forma que pudessem fornecer uma maior quantidade de informação. A tabela atual, proposta por Henry Moseley, segue a lei periódica (também criada por ele), na qual diz que as propriedades dos elementos químicos se repetem periodicamente quando são ordenados em ordem crescente de números atômicos. Atualmente, a tabela periódica possui sete períodos e um grupo de cientistas japoneses estão tentando sintetizar um novo elemento, o ununênio, que irá começar a preencher o oitavo período da tabela.

O físico Hideto Enyo e sua equipe estão pesquisando formas de sintetizar o novo elemento através de disparos de feixe de Vanádio em um alvo de Cúrio. Esse experimento deve ser feito em um acelerador de partículas e, a partir da fusão de ambos, deve-se originar o ununênio. A escolha dos elementos se dá pela soma dos números atômicos dos mesmos, sendo Vanádio com 23 prótons em seu núcleo e Cúrio com 96 prótons, assim 23+96 =119, porém o processo não é assim tão fácil.

Para que ocorram as explosões necessárias à formação do ununênio, as colisões devem ocorrer com certa quantidade de energia, pois ,caso não seja suficiente, a colisão entre os elementos não ocorre e os núcleos ricocheteiam. Enquanto que se for demasiada, a explosão pode desintegrar o novo elemento.

Outra equipe de cientistas já tentou fazer o mesmo experimento disparando feixes de titânio em um alvo de Berquélio, na qual somatório do número de prótons também dava 119, porém o experimento não obteve sucesso.

O Plutônio é o elemento mais pesado encontrado naturalmente na Terra. A partir desse, a estabilidade do núcleo dos outros elementos diminui, principalmente nos elementos sintéticos, que só duram alguns milésimos de segundo no laboratório e são bastante radioativos.

São várias as combinações ainda a serem testadas até saber qual a melhor, ressaltando que os experimentos são muito caros para criar um elemento que só dura milésimos de segundo ou menos que isso.

Bibliografia

  1. UNUNÊNIO, O NOVO ELEMENTO QUÍMICO QUE OS CIENTISTAS JAPONESES TENTAM CRIAR. Disponível em: <http://www.bbc.com/mundo/noticias-42635525>. Acesso em: 03 de fevereiro de 2018.
  2. TABELA PERIÓDICA PODE GANHAR NOVA LINHA PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA. Disponível: < brasil.elpais.com/brasil/2018/01/04/ciencia/1515101255_058583.html>  Acesso em  15 de  maio  de 2018.
  3. UNUNÊNIO, O NOVO ELEMENTO QUÍMICO QUE CIENTISTAS JAPONESES TENTAM CRIAR. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/geral-42654101> Acesso em 15 de maio de 2018