sabão

Sabão, sabonete ou detergente? O que é melhor na prevenção do COVID-19


Sabão, sabonete e detergente são produtos químicos que apresentam a mesma finalidade, a limpeza. Entretanto, possuem algumas características diferentes, como modo de produção e uso.

O sabão é um sal de ácido carboxílico produzido a partir da reação de um óleo ou gordura com uma base forte, esse processo recebe o nome de reação de saponificação, como pode ser visto na figura 1, além do sabão outro produto desta reação é o glicerol, que pode ou não ser retirado do produto final, quando presente garante maior hidratação para a pele. O sabão é uma substancia anfifílica, ou seja, possui uma parte polar, que interage com água, e outra apolar, que interagem com gorduras, como pode ser visto na figura 2. Além disso, possui uma característica de ser tensoativo, diminuem a tensão entre dois líquidos, como água e óleo, facilitando a limpeza, já que eles perdem a capacidade se manterem separados. Dessa forma, os sabões são indicados para lavagens das mãos e de utensílio, pois o sabão retira as gorduras e os óleos. Como o COVID-19 é um vírus que possui um envelope viral composto de gordura, o sabão destrói essa proteção deixando o vírus exposto e inativo, visto que, sem a camada de gordura as proteínas do vírus são perdidas e ele perde a capacidade de entrar nas células.

figura1

 

 

 

figura2

 

O sabonete,assim como o sabão é obtido pela reação de saponificaçãocom a utilização de gordura vegetal ou animal. É um produto destinado para higiene pessoal, ele possui alguns aditivos em sua composição, como óleos vegetais para permitir maior hidratação.Para que haja emulsificação de gorduras e máximo poder de limpeza é adicionado o lauril sulfato de sódio (CH3(CH2)10CH2(OCH2CH2)nOSO3Na) e, para regular o pH, usa-se o ácido bórico ou ácido cítrico, além de serem adicionadas fragrâncias e corantes para aumentar a aparência do produto para o consumidor. Dessa forma, o sabonete é indicado para a lavagem do corpo, pois além de conter as características de limpeza do sabão, possui substâncias que são benéficas para a pele.Assim como o sabão, o sabonete também é eficaz contra o COVID-19, já que possui a capacidade de retirar a camada de gordura, destruindo o envelope viral.

O detergente é uma substância sintética produzida em escala industrial a partir de substâncias presentes no petróleo, os mais comuns são derivados de ácido sulfônico que reage com uma base inorgânica. Eles podem ser biodegradáveis possuindo uma cadeia não ramificada, como pode ser visto na figura 3, ou não biodegradáveis possuindo cadeia ramificada (figura 4). Assim, como o sabão, em sua estrutura há uma parte polar e outra apolar. A vantagem do detergente em relação ao sabão deve-se ao fato de que ele não interage com nenhum cátion presente na água, ou seja, é eficiente em águas duras, ou seja, águas que possuem quantidades elevadas de metais alcalinos terrosos, como cálcio e magnésio. Porem, quando em contato com a pele pode causar ressecamento, pois ele retira a gordura natural presente na pele, por isso sua aplicação deve ser feita apenas para lavar utensílios e com o uso de luvas. Logo, embora o detergente possa retirar gorduras e destruir o vírus, ele também pode causar alergias e desidratação na pele, não sendo o produto mais indicado para a lavagem das mãos.

figura3

 

 

 

figura4

Portanto, para que a prevenção contra o COVID-19 seja eficiente e a pele não sofra com alergias ou desidratação é mais indicado o uso de sabão com glicerina ou sabonete para a limpeza, já que o detergente é prejudicial para pele, entretanto, este pode ser usado para lavar as compras, tendo de ser aplicado com o uso de luvas nos produtos embalados.

Bibliografias:

SANTOS, Thais dos. ”Sabão e Detergente”. Disponível em <https://www.coladaweb.com/quimica/quimica-ambiental/sabao-e-detergente>. Acesso em 17 de abr. de 2020

DIAS, Diogo. “Detergentes”. Disponível em <https://www.manualdaquimica.com/quimica-ambiental/detergentes.htm>. Acesso em 17 de abr. de 2020

FOGAÇA, Jennifer. “Sabão X Detergente”.  Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/sabao-x-detergente.htm>. Acesso em 17 de abril de 2020.

ECYCLE, equipe. “Guia do sabão: origem, composição, riscos e alternativas para os principais tipos”. Disponível em <https://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/2276-sabao-o-que-e-origem-composicao-em-po-detergente-pedra-sabonete-sequestrantes-quelantes-remocao-sujeira-polares-apolares-limpeza-micelas-saponificacao-substancias-emulsificacao-alternativas-faca-voce-mesmo.html>. Acesso em 17 de abr. de 2020.

FOGAÇA, Jennifer. “Reação de Saponificação”. Disponível em <https://www.manualdaquimica.com/quimica-organica/reacao-saponificacao.htm>. Acesso em 17 de abr. de 2020.

FONSECA, Flávio. “Coronavírus: saiba o que torna o sabão eficiente contra vírus”. Disponível em <https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/03/11/coronavirus-saiba-o-que-torna-o-sabao-eficiente-contra-virus/>. Acesso em 24 de abr. de 2020.