WhatsApp Image 2020-05-04 at 11.43.42

“Fake News” na pandemia, o que a química tem a dizer ?


A pandemia decorrente da Covid-19, doença causada por um coronavírus é o assunto mais comentado e compartilhado nas redes sociais atualmente. Porém, é comum o surgimento de notícias falsas ou enganosas relacionadas a doença, como formas de prevenção e até mesmo tratamentos sem nenhuma base científica. Este texto discute duas dessas chamadas “fake news” e como um pouco de química consegue rebatê-las facilmente.

 

1- “Alimentos alcalinos combatem o novo coronavírus’’

 

“Isso serve para informar a todos que o pH do vírus corona varia de 5,5 a 8,5. * PESQUISA: REVISTA DE VIROLOGIA, MARÇO DE 2020, PÁGINA 19* Tudo o que precisamos fazer, para vencer o vírus corona, precisamos ingerir mais alimentos alcalinos que estão acima do nível de pH acima do vírus. Alguns dos quais são: Limão – 9,9pH Abacate – 15,6pH Alho – 13,2pH Manga – 8,7pH Tangerina – 8,5pH Abacaxi – 12,7pH Dente de leão – 22,7pH Laranja – 9,2pH Não guarde essas informações apenas para si mesmo. Passe para todos”.

 

A mensagem acima circulou amplamente nas redes sociais afirmando que a ingestão de alimentos alcalinos consegue combater o vírus, citando ainda alguns alimentos recomendados e seus respectivos pH . Entretanto, uma análise do conceito de pH e de sua escala mostra a inveracidade das informações.

O termo pH é uma abreviação de potencial hidrogeniônico, e é utilizado para expressar a concentração de íons hidrogênio em solução aquosa. Sendo assim o pH é utilizado para determinar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um determinado meio. A 25°C a escala de pH é definida entre 0 e 14, abaixo de 7 meio ácido, igual a 7 meio neutro, e acima de 7 meio alcalino. A escala de pH pode ser observada na imagem abaixo juntamente de algumas substâncias representativas.

WhatsApp Image 2020-05-07 at 15.10.43

 

Fonte: Batista (2019)

 

Diversas frutas citadas na mensagem como tendo pH acima de 7 ou seja alcalinas, são na realidade ácidas, a exemplo da  laranja (pH 3,9) e do limão (pH 1,8). Além disso pode-se observar o pH do abacate e do dente de leão, que segundo a mensagem ultrapassam 14, situação que não corresponde a escala de pH frequentemente usada. Além dos erros químicos, a mensagem também utiliza como fonte um estudo inexistente tentando criar uma falsa confiabilidade. Não existem estudos científicos que mostrem a eficiência de alimentos alcalinos no combate ao novo coronavírus, não passando de uma afirmação sem fundamentação.

 

 

2- “A água tônica tem quinina que é a base da cloroquina”

 Outra informação bastante repassada foi que devido a presença da substância quinina, a água tônica poderia ser usada para tratar o coronavírus. Segundo a informação a quinina é a base da cloroquina, composto alvo de diversos estudos relacionados ao tratamento da covid-19. Na realidade, o composto presente na água tônica é o hidrocloreto de quinina, tal substância apresenta-se em baixas concentrações (5mg/L) e não caracteriza propriedades medicamentosas ao refrigerante. Além disso também é possível observar as diferenças estruturais entre a quinina  e a cloroquina como pode ser visto em suas moléculas abaixo

WhatsApp Image 2020-05-07 at 15.11.29
Fonte: Rosa (2020)

 

Tratando-se portanto de moléculas bem diferentes de um ponto de vista estrutural, seus efeitos e propriedades também não são os mesmos. Definitivamente, a água tônica não combate o coronavírus.

Diversas outras “fake news” estão e serão espalhadas pela internet ainda neste período de pandemia e também depois dele, ficar atento as informações lidas e compartilhadas, buscar fontes confiáveis e embasamento científico são algumas dicas para evitar esse tipo de notícia.

 

Bibliografia:

BATISTA, Carolina. Conceito e determinação de pH e pOH. Toda Matéria, 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ph-e-poh/. Acesso em: 29 de Abril de 2020.

DE ANDRADE, João Carlos. Química Analítica Básica: Os conceitos ácido-base e a escala de pH. Revista Chemkeys, n. 1, p. 1-6, 2010.

PENNAFORT, Roberta. É #fake que ingestão de alimentos alcalinos combate o novo coronavírus. G1, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia /2020/03/30/e-fake-que-a-ingestao-de-alimentos-alcalinos-combate-o-novo-coronavirus.ghtml. Acesso em: 29 de Abril de 2020.

ROSA, Natalia. Que relação tem a água tônica com a cloroquina e a covid-19.Canaltech, 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/saude/que-relacao-tem-a-agua-tonica- com-a-cloroquina-e-a-covid-19-163432/ . Acesso em: 29 de Abril de 2020.