WhatsApp Image 2019-11-05 at 16.40.10

O aquecimento global como inimigo da produção de cerveja


As promoções de cerveja podem estar com seus dias contados. Estima-se que, até 2099, a produção de cevada sofrerá uma queda de 3% a, até mesmo, 17%, por conta do constante aumento da temperatura do planeta. Apesar disto, sabe-se que nem todas as regiões de produção serão afetadas diretamente pelo calor, porém, com a intensificação de pragas e desastres naturais, cuja tendência aumenta com a variação de temperatura, as notícias continuam nada agradáveis.

Por outro lado, o microrganismo responsável pela fermentação alcoólica da cerveja também terá seu ônus. A levedura Saccharomyces cerevisiae possui temperatura ideal de fermentação de 28ºC a 30ºC e, apesar de estudos ainda comprovarem uma produção de Etanol eficiente a 32ºC, sabe-se que a taxa de crescimento do fungo passa a reduzir exponencialmente conforme a temperatura aumenta de 33ºC, o que afeta diretamente o processo fermentativo.

Fig 1: Gráfico de Taxa de crescimento máximo versus Temperatura. Saccharomyces cerevisiae representada pelos quadrados.

Figura 1: Gráfico de Taxa de crescimento máximo versus Temperatura. Saccharomyces cerevisiae representada pelos quadrados.

 

Não é o fim do mundo, porém sabe-se que todos estes impasses acarretarão custos aos grandes empresários, e até mesmo poderão levar pequenos produtores à falência, causando a diminuição da oferta e levando ao consequente aumento de preço.

Referências bibliográficas:

https://super.abril.com.br/ciencia/aquecimento-global-pode-deixar-a-cerveja-mais-cara/

https://www.infomoney.com.br/consumo/a-cerveja-pode-entrar-em-extincao-gracas-ao-aquecimento-global/

http://seer.fcfar.unesp.br/rcfba/index.php/rcfba/article/viewFile/116/35

https://aem.asm.org/content/77/7/2292