WhatsApp Image 2019-11-14 at 14.26.18

Gases no sangue e mergulho em águas profundas


Cerca de 2/3 da Terra é coberta por oceanos. Por causa da sua imensidão, não se conhece muito sobre suas profundezas o que acaba por atiçar a curiosidade de legiões de pessoas para desvendá-las. Porém o mergulho nos oceanos pode se tornar fatal, não só para pesquisadores como para turistas que querem conhecer corais ou peixes exóticos em partes mais fundas dos oceanos.

O perigo do mergulho está na diferença de pressão que o ser humano sente e sua relação com a solubilidade dos gases no sangue. Quanto mais fundo no oceano maior a pressão e de acordo com a Lei de Henry quanto maior a pressão maior a solubilidade do gás no líquido.

Sg=k.Pg

Sg é a solubilidade do gás e k a constante de proporcionalidade 

ft1                                                                                          www.ciencianatural.blogs

Pé a pressão parcial do gás sobre a solução

É aconselhado que quando se pratique o mergulho a pessoa desça e suba devagar, já que a cada 10m a pressão aumenta cerca de 1atm, para que assim a diferença de pressão não seja sentida de forma brusca pelo corpo, pois, se a pressão parcial do gás oxigênio no sangue se torna elevada, sua solubilidade também se eleva, a respiração se torna difícil e o gás carbônico não é removido do organismo, causando envenenamento por gás carbônico.

 

Bibliografia

https://alunosonline.uol.com.br/quimica/gases-respirados-mergulhosprofundos.html

http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/museu%20virtual/curiosidades

%20e%20descobertas/As_bolhas_fatais_do_mergulho/pdf_CD/

CD_as_bolhas_fatais_do_mergulho.pdf

BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química: a ciência central. 9 ed. Prentice-Hall, 2005.