WhatsApp Image 2018-12-15 at 20.38.32

Falha de segurança


Laboratórios de pesquisa requerem diversos cuidados daqueles que trabalham nesse ambiente, como a utilização de equipamento de proteção apropriado (jaleco, óculos protetores, luvas e máscara) e manuseio e descarte apropriado de substâncias usadas. Quando essas normas não são seguidas, existe a possibilidade da ocorrência de acidentes que põe em risco a saúde daqueles próximos. Esta matéria relata um acidente de laboratório a fim de enfatizar a necessidade de seguir as normas de segurança nesse local.

Em 08 de outubro de 2012 na Universidade Federal de Brasília (UnB), dois estudantes sofreram lesões devido a uma explosão de um recipiente que estava sendo guardado por um destes alunos. O corpo de bombeiro relatou que o acidente ocorreu devido a manipulação de soluções de ácido nítrico e clorídrico, esses dois ácidos são utilizados na preparação de água régia, uma solução altamente corrosiva e sua preparação produz gases que em recipiente fechado pode levar a explosões. Os membros do laboratório relataram que os feridos utilizavam equipamentos de proteção no momento do incidente, o que certamente contribuiu para que os alunos, que sofreram cortes e queimaduras, apresentassem condições estáveis em um período curto.

Imagem: Solução de água régia.

Fonte: https://www.thoughtco.com/making-aqua-regia-acid-solution-603641

Fonte: https://www.thoughtco.com/making-aqua-regia-acid-solution-603641

Laboratórios de pesquisa apresentam alta rotatividade de pesquisadores, estagiários e alunos, junto a uma variedade de atividades e a manipulação de substâncias perigosas sem a observância necessária nesse contexto contribui efetivamente para a ocorrência de acidentes.

Referências:

Acidente em laboratório da UnB fere dois alunos. https://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/09/acidente-em-laboratorio-da-unb-fere-dois-alunos.htm . Acessado em 15 de dezembro de 2018 ás 20:21