Figura 2: Representação de corantes têxteis.

Breve Introdução à Química Têxtil


A indústria têxtil, assim como qualquer outra, se baseia na transformação de uma matéria prima em um produto manufaturado. Essa indústria existe há muito tempo (existem evidências da existência de teares no Egito antigo, que utilizavam algodão e linho) [1], além de estar estritamente relacionada ao mercado da moda, o que a torna muito importante e potente no mundo atual.

As etapas de produção na indústria têxtil são as seguintes:

  1. Preparação da matéria prima: obtenção de fibras, sejam estas sintéticas, artificiais ou naturais.
  2. Fiação e Tecelagem: Produção de fio e tecelagem do mesmo, o que pode se dar de duas formas: entrelaçamento de fios transversais(trama) ou longitudinais(urdume).
  3. Tingimento: Tingir uma certa rama.
  4. Estamparia: Produção do tecido e uso de pigmentos fixados através de resinas que se apresentam apenas na superfície do tecido. [2]
  5. Acabamentos químicos e mecânicos: adições e modificações para um certo produto com características específicas [3].
  6. Confecção: produção de têxteis e vestuários

A química está presente em tudo, não sendo diferente na indústria têxtil, que a utiliza em vários processos inclusos no chamado beneficiamento de tecidos (beneficiamento primário, tingimento, estamparia e acabamento).

No beneficiamento primário, as impurezas indesejadas, como óleos (produzidos nas etapas de tecelagem), e a coloração amarelada natural das fibras, são retiradas através de produtos químicos, como alvejantes e branqueadores ópticos (resíduos que aumentam a reflexão de luz ultravioleta na superfície dos tecidos e ocasionam a fluorescência). [2] Esses‘’branqueadores devem apresentar, em sua estrutura, anéis aromáticos isolados ou condensados, como benzenos, naftalenos e pirenos, ligados por pontes do tipo azometino ou etileno, além de grupamento ácido.’’ [4]

Figura 1: Alguns branqueadores modernos. [4]

Figura 1: Alguns branqueadores modernos. [4]

O tingimento se dá de diferentes formas e com certos corantes, que variam para cada ocasião. Os corantes naturais não costumam propiciar uma cor duradoura, o que indica a necessidade do uso de mordentes (metais que são fixados nas fibras do tecido para a melhor utilização de corantes) [5]. Por conta disso e de outros empecilhos, os corantes sintéticos são mais utilizados.

A fixação dos corantes se dá através de interações iônicas, de hidrogênio, covalentes e de Van der Waals.

Alguns tipos de corantes:

  • Corantes Reativos: São corantes que interagem com fibras celulósicas, substituindo um grupo nucleofílico pela hidroxila da celulose através de uma interação covalente. [6]
  • Corantes Diretos: Substâncias hidrofílicas capazes de tingir fibras celulósicas através de interações de Van der Waals. [6]
  • Corantes Dispersivos: São corantes hidrofóbicos que interagem com o tecido na forma de dispersões, originadas na hidrólise do corante e precipitadas sobre o tecido com a ajuda de dispersantes.[6][7]
Figura 2: Representação de corantes têxteis.

Figura 2: Representação de corantes têxteis.

Uma das grandes preocupações da indústria têxtil atualmente é o desenvolvimento sustentável. Já foram desenvolvidos processos mais eficientes, como os que utilizam menor quantidade de água, e produtos químicos menos agressivos, como corantes dispersos livres de metais pesados. [8]

 

REFERÊNCIAS

1-10 fatossobre tecidos inteligentes para a indústria têxtil. Disponível em:<http://tnsolution.com.br/2017/02/15/tecidos-inteligentes-na-industria-textil/> Acesso em: 14/02/2018.

2-Soluções em produtos químicos para indústriatêxtil.Disponívelem: <http://metachem.com.br/blog/solucoes-em-produtos-quimicos-para-industria-textil/> Acesso em: 14/02/2018.

3-Processo produtivo da indústria têxtil, a confecção de casacos e fatos. Disponível em: <https://www.industria-transformadora.info/processo-produtivo-da-industria-textil-a-confeccao-de-casacos-e-fatos/>Acesso em: 14/02/2018.

4-Ácido 4,4′-bis-(triazinilamino)-estilbeno-2,2, C20H16N8O 6S2. Disponível em:<http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarMolecula.php?id=Remd9KdyPvX5VHW-1YRxTHYsFfZw96bM9p20FDQ4-AqpcnSUDoWMGwiRKTzx2NxnQm3m0cA2azNw9_yDwO04qw==> Acesso em: 14/02/2018.

5-Processos químicos têxteis. Disponível em:<http://www.ebah.com.br/content/ABAAABux0AJ/processos-quimicos-texteis> Acesso em: 14/02/2018.

6-Corantes têxteis. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422000000100013>Acesso em: 14/02/2018.

7-CORANTES DISPERSOS. Disponível em:<http://www.geocities.ws/jnrgomes/ApontamentosTingimento2.pdf > Acesso em: 14/02/2018.

8-Sustentabilidade na indústria. Disponível em:<têxtilhttp://www.textilia.net/materias/ler/textil/conjuntura/sustentabilidade_na_industria_textil>Acesso em: 15/02/2018.