Imagem 1 - Livros

O que é responsável pelo cheiro de livros velhos?


O papel é uma antiga invenção do homem, sendo primeiro produzido pelos chineses no século II.

Quando o papel fica velho logo se percebe um odor característico. Esse “cheiro de livro antigo” é devido a uma série de compostos provenientes da degradação de seus componentes.

Imagem 1 - Livros

Imagem 1 – Livros

O papel pode ser fabricado a partir da madeira ou fibras de algodão e dessa forma uma gama de compostos orgânicos fazem parte da sua estrutura, porém os seus principais componentes são a celulose e a lignina.

A lignina é um polímero, assim como a celulose, porém difere desta última por ser especificamente aromática. Presentes em abundancia nas árvores, uma das principais características da lignina é manter as moléculas de celulose unidas e conferir a rigidez da madeira. A sua degradação, como também a da celulose, acarreta na liberação de vários compostos orgânicos voláteis, dando origem ao cheiro de livros velhos, tão comentado pelos leitores. Além disso, a lignina confere coloração amarelada ao papel, tornando-o menos atraente aos olhos do consumidor.

Por conta dessas indesejáveis consequências proporcionadas pela lignina, não é de interesse que este componente esteja em grandes quantidades no papel. Dessa forma, muitos fabricantes utilizam um processo de branqueamento para diminuir a concentração de lignina no produto final.

Estudos identificaram alguns dos compostos orgânicos voláteis como autores do cheiro de papel velho, dentre eles o Benzaldeído, que confere odor de amêndoas, Vanilina, que confere um odor de baunilha, Etilbenzeno e Tolueno, que produzem um cheiro adocicado.

Imagem 2 - Benzaldeído

Imagem 2 – Benzaldeído

Imagem 3 - Vanilina

Imagem 3 – Vanilina

Imagem 4 - EtilBenzeno

Imagem 4 – EtilBenzeno

Imagem 5- Tolueno

Imagem 5- Tolueno

Há ainda quem diga que adora o cheiro de livros antigos. A ciência trata de explicar isso. Acredita-se que ao folhear livros antigos, o odor dele exalado traz lembranças ao leitor e com isso uma sensação de conforto e bem estar.

 

BIBLIOGRAFIA

LIVROS SÓ MUDAM PESSOAS. Porque é que o cheiro dos livros velhos é tão agradável? Disponível em:<http://www.livrosepessoas.com/2016/05/18/porque-e-que-o-cheiro-dos-livros-velhos-e-tao-agradavel/>. Acesso em 08 de Fevereiro de 2018.

BARROS, Moreno. O que causa o cheiro de livros novos e velhos? Disponível em: <https://bsf.org.br/2014/06/02/causa-do-cheiro-livro-novo-velhos/>. 2014. Acesso em 08 de Fevereiro de 2018.

GLEDYS, Hanna. A Química por traz do cheiro de livros novos e velhos. Disponível em: <http://biblioo.cartacapital.com.br/a-quimica-por-tras-o-cheiro-de-livros/>. 2014. Acesso em: 08 de Fevereiro de 2018.

SOUZA, Líria Alves. Lignina na composição do papel. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/lignina-na-composicao-papel.htm>. Acesso em: 08 de Fevereiro de 2018.

KLOCK, Humberto. Lignina. Disponível em: <http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasklock/quimicadamadeira/lignina20132.pdf>. Acesso em: 08 de Fevereiro de 2018.

MUNDO ESTRANHO. Como é feito o papel? Disponível em: <https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-e-feito-o-papel/>. Acesso em: 08 de Fevereiro de 2018.

 

REFERENCIA DAS IMAGENS

Imagem 1: LIVROS SÓ MUDAM PESSOAS. Porque é que o cheiro dos livros velhos é tão agradável? Disponível em:<http://www.livrosepessoas.com/2016/05/18/porque-e-que-o-cheiro-dos-livros-velhos-e-tao-agradavel/>. Acesso em 08 de Fevereiro de 2018.

Imagem 2: RODRIGO, João. Benzaldeído – Molécula da Semana. Disponível em: <http://www.fciencias.com/2013/03/28/molecula-da-semana-benzaldeido-2/>. Acesso em: 09 de Fevereiro de 2018.

Imagem 3: FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Vanilina –  principal componente da essência de baunilha. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/vanilina-principal-componente-essencia-baunilha.htm>. Acesso em: 09 de Fevereiro de 2018.

Imagem 4: WIKIPEDIA. Etilbenzeno. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Etilbenzeno>. Acesso em: 09 de Fevereiro de 2018.

Imagem 5: WIKIPEDIA. Tolueno. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tolueno >. Acesso em: 09 de Fevereiro de 2018.