Imagem 1: Fórmula estrutural do VX. (FONTE: ChemSpider.)

VX: A mais mortal das armas químicas


A polícia da Malásia anunciou em fevereiro de 2017 que o primogênito do ex-ditador Kim Jong-il foi morto com VX, o mais poderoso agente nervoso criado pelo homem. O assassinato de Kim Jon-nam, de 45 anos, meio-irmão do ditador norte coreano Kim Jon-um, colocou novamente em pauta discussões sobre o uso de armas químicas. [1],[2]

Imagem 1: Fórmula estrutural do VX. (FONTE: ChemSpider.)

Imagem 1: Fórmula estrutural do VX. (FONTE: ChemSpider.)

 

Com fórmula molecular C11H26NO2PS, o VX é um líquido âmbar de evaporação lenta, semelhante a óleo de motor. Ele não possui gosto ou cheiro, atingindo a vítima de surpresa. A velocidade e a intensidade dos sintomas variam de acordo com a quantidade da substância, mas 10 miligramas em contato com a pele ou 25 a 30 miligramas inalados já seriam o suficiente para matar um ser humano adulto médio. Segundo o toxicologista americano John Trestrail, uma quantidade em massa equivalente a duas moedas já seria o suficiente para matar cerca de 500 pessoas. [3], [4], [5]

O VX não é encontrado na natureza, aparecendo pela primeira vez nos anos 1950, na Inglaterra, quando cientistas pesquisavam novas substâncias químicas para matar insetos. Agentes nervosos como o VX tem um funcionamento parecido com pesticidas organofosforados: geram o mal funcionamento de enzimas responsável por “desligar” glândulas e músculos. Se eles não forem “desligados” pelas enzimas, esses órgãos são constantemente estimulados, o que pode causar falência respiratória, o principal motivo de óbito. Encaminhada aos militares, a substância foi transformada em arma química e não encontrou outro uso desde então. [6]

A Organização das Nações Unidas classifica o VX como uma arma de destruição em massa, com razão: pessoas podem ser contaminadas por contato com a pele, olhos, inalação e ingestão de alimentos contaminados. Apesar de não ser tão solúvel em água quanto outros agentes nervosos, o VX ainda pode contaminar o líquido e atingir todas as pessoas que dele beberem. Mesmo sendo um líquido, se exposto a altas temperaturas, pode se tornar um vapor mais denso que o ar, o que dificulta sua eliminação do ambiente. Além disso, a substância é eliminada lentamente do corpo, podendo ter efeito acumulativo.

Em caso de contaminação por VX, deve-se buscar atendimento médico imediatamente. Recomenda-se sair da área de contaminação, buscar lugares arejados, tirar a roupa, lavando-a com sabão e, se possível, guardá-la em duas sacolas plásticas (uma dentro da outra), além de lavar o corpo todo com água e sabão. Não se deve ingerir líquidos ou forçar o vômito. O antídoto mais comum é a atropina, substância que médicos levam a áreas de guerra onde há suspeita de uso de armas de destruição em massa.

Suspeita-se que o VX tenha sido utilizado no conflito entre Irã e Iraque nos anos 80 e, nos anos 90, foi utilizado pelo culto Aum Shinrikyo (Verdade suprema, em tradução livre) para envenenar três pessoas. Esse agente nervoso, assim como as demais armas químicas, vem seguindo o exemplo das armas biológicas e nucleares, que estão sendo banidas gradualmente através de convenções internacionais. É o caso da Convenção Sobre Armas Químicas, que entrou em vigor em 1997, acordo do qual a Coréia do Norte não participou.

 

Referências

  1. FOLHA DE S. PAULO. Irmão de ditador norte-coreano foi morto com arma química, diz Malásia. Disponível em: <folha.uol.com.br/mundo/2017/02/1861588-irmao-de-ditador-norte-coreano-foi-morto-com-arma-quimica-diz-malasia.shtml>. Acesso em 26 de fevereiro de 2017.

 

  1. Encontrada arma química em necropsia de Kim Jong-nam. Disponível em: <www.g1.globo.com/mundo/noticia/encontrada-arma-quimica-em-necropsia-de-kim-jong-nam.ghtml>. Acesso em 26 de fevereiro de 2017.

 

  1. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. VX. Disponível em: <www.emergency.cdc.gov/agent/vx>. Acesso em 26 de fevereiro de 2017.

 

  1. VX (nerve agent). Disponivel em: <www.chemspider.com/Chemical-Structure.36386.html>. Acesso em 26 de fevereiro de 2017.

 

  1. O GLOBO. Entenda como atua a arma química VX, que matou irmão de Kim Jong-um. Disponível em: <www.oglobo.globo.com/mundo/entenda-como-atua-arma-quimica-vx-que-matou-irmao-de-kim-jong-un-20974542>. Acesso em 26 de fevereiro de 2017.

 

  1. MUNDO ESTRANHO. O que é o gás VX? Disponível em: <www.mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-e-o-gas-vx>. Acesso em 26 de fevereiro de 2017.