rfgrgrt

As descobertas da sonda Cassini – Huygens


Cassini-Huygens, uma das maiores sondas do universo, foi uma missão espacial planejada por três agências espaciais, a NASA, ESA (Agência espacial Europeia) e a ASI (Agência espacial Italiana). Era formada pelo orbitador Cassini e a sonda Huygens, sendo que a NASA ficou responsável por desenvolver o cassini e a ESA, juntamente com a ASI, contribuiu para a construção da Huygens.

A sonda possuía vários objetivos, mas o mais importante era estudar saturno e seus satélites. Em 2004 houve a inserção da sonda na órbita, processo na qual a Huygens foi desprendida da Cassini, enquanto a primeira pousava em Titã, a segunda continuava orbitando, pois a Huygens mandava as imagens de Titã para a Cassini e esta encaminhava as imagens para a terra.

Em Titã, havia uma espessa camada de atmosfera que impedia a sua visualização, o que gerava grande curiosidade nos cientistas, sendo que as primeiras imagens que chegaram na terra foram bastante inesperadas. Foi constatado que a lua Titã é muito parecida com a terra, possuindo um raio de 2.575 Km, além de temperaturas muito baixas, e foi o único lugar já descoberto que possui, na superfície, um líquido estável de ciclo semelhante ao da água, porém contendo metano. Além disso, foram descobertos mares líquidos contendo hidrocarbonetos (metano, etano), o que ocasionava chuvas dessas substâncias. Como o produto formado por essas chuvas demorava a evaporar, acabavam se formando oceanos.

Imagem 1: Representação da orbitação da sonda Cassini.

Imagem 1: Representação da orbitação da sonda Cassini.

O segundo grande desafio da sonda Cassini foi estudar o Encélado, considerado a sexta maior lua de saturno, onde descobriram uma crosta, na qual por baixo dela havia um oceano, o que poderia ser comprovado pela existência de plumas de vapor e vulcões de água na sua superfície.

Treze anos após a exploração de saturno, cientistas começaram a estudar como seria o processo para desativar a missão, pois o combustível estava acabando e corria o risco de colidir com Titã, o que poderia causar uma catástrofe em um ambiente propício a vida. Por conta disso, os cientistas optaram por promover a combustão da sonda e, em 15 de setembro de 2017, os pedaços da sonda cassini se misturaram com saturno.

A missão deixou saudade nos cientistas, mas os estudos não pararam por aí, pois ainda existem imagens enviadas da cassini para a terra que necessitam de muito estudo.

 

 

Referências:

<http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/09/cassini-tudo-sobre-missao-que-chegou-mais-perto-de-saturno.html> Acesso em 27/09/2017

<http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,missao-cassini-termina-hoje-com-dramatico-mergulho-sobre-saturno,70001998240> Acesso em 27/09/2017

<https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/cassini-nasa-encerra-missao-de-20-anos-com-mergulho-final-em-saturno.ghtml> Acesso em 27/09/2017

Imagem: fonte: https://www.organicsnewsbrasil.com.br/atitudes-sustentaveis/inovacao-tecnologia/ciencia/ao-vivo-assista-o-encerramento-da-missao-cassini-huygens/