Figura 1: Tabela Periódica
Fonte: Autor

Ununênio: um elemento ainda não sintetizado


Você já ouviu falar do ununênio? Ununênio, ou mesmo Eka-Frâncio, é como se chama, provisoriamente, aquele que será o elemento de número atômico 119 da tabela periódica. Ele se localizará na família dos metais alcalinos, se assemelhando ao lítio, sódio, potássio, rubídio, césio, e frâncio, sendo responsável por iniciar o oitavo período da tabela de Henry Moseley e representado pelo símbolo Uue.

Figura 1: Tabela Periódica Fonte: Autor

Figura 1: Tabela Periódica
Fonte: Autor

A tentativa de sintetização do primeiro metal alcalino transurânico provém do físico japonês Hideto Enyo e sua equipe, com o bombardeamento de átomos do metal de transição vanádio (de número atômico 23) contra o actinídeo cúrio (de número atômico 96), num acelerador de partículas. Tentativas de sintetizar o Eka-Frâncio foram feitas antes em 1985 com o bombardeamento de átomos do metal alcalino terroso cálcio (de número atômico 20) em átomos do actinídeo einstêinio (de número atômico 99), no acelerador linear de íons super pesados superHILAC em Berkeley, na Califórnia. Esta tentativa, porém, não foi bem sucedida, pois para que o ununênio seja formado é necessário que os choques entre os átomos possuam a energia exata para que a fusão ocorra e o novo átomo seja criado, o que não aconteceu em 1985, já que não foram registradas átomos do novo elemento.

Por conta de ser um elemento transurânico altamente instável e radioativo, seu tempo de meia vida é curtíssimo, decaindo rapidamente para elementos de número atômico mais baixos. Aalém disso, por conta da instabilidade, o ununênio é previsto por apresentar um número de oxidação +3, algo bem diferente dos metais alcalinos que já conhecemos que possuem número de oxidação +1, além disso também há a previsão de que o ununênio apresente uma densidade de 3g/cm3 em sua forma sólida e uma aparência metálica cinza ou esbranquiçada.

Os elementos teóricos de número atômico 120 e 121 também já possuem seus nomes provisórios, sendo conhecidos por unbinílio e unbiúnio, respectivamente. Este último iniciando o grupo dos super actinídeos.

Figura 2: Ununênio Fonte: Autor

Figura 2: Ununênio
Fonte: Autor

Referências Bibliográficas:

Ununênio Um Novo Elemento que Cientistas Tentam Criar. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-42654101> Acesso em: 22/02/2019

Ununnenium. Disponível em: <https://ununennium.net/> Acesso em 22/02/2019> Acesso em: 22/02/2019

Elementymology & Elements Multidict. Disponível em: <http://www.vanderkrogt.net/elements/element.php?sym=Uue> Acesso em: 22/02/2019

Ununnenium; the essentials. Disponível em: <https://www.webelements.com/ununennium/> Acesso em: 22/02/2019