voce-conhece-os-tecidos-inteligentes-04

Tecidos inteligentes: Uso da nanotecnologia na indústria têxtil


O uso de fibras naturais para a fabricação de tecidos data de tempos remotos. Hoje, além da utilização de fibras naturais e sintéticas, a indústria têxtil, aliada à tecnologia, conta com as denominadas fibras inteligentes. Essas fibras são aquelas que podem reagir à variação de um estímulo, como por exemplo diante à variação da intensidade de luz uma fibra inteligente altera sua cor. A maioria desses efeitos são obtidos a partir da técnica de microencapsulação aplicada aos tecidos. Essa técnica é usada na indústria têxtil desde os anos 1990 e consiste em isolar compostos ativos em uma membrana natural de forma esférica. O produto é, então, liberado a partir da ruptura da membrana ou por difusão lenta. Essas microcápsulas podem conter retardantes de chamas, desodorizantes, perfumes, amaciante, antioxidantes, etc.

A partir do emprego desses tecidos inteligentes pode-se conseguir diversos efeitos, tais como os que serão citados logo a seguir:

Tecidos retardantes de chamas: Esses tecidos são muito importantes na composição de artigos de proteção, tais como os uniformes utilizados pelos bombeiros, além de revestimentos em locais onde é suscetível ao fogo.

 

Figura 1: Teste de inflamabilidade em tecidos com e sem nanopartículas retardantes de chamas. (GOMES, A. V. S; COSTA, N. R. V. ; MOHALLEM, N. D. S.)

Figura 1: Teste de inflamabilidade em tecidos com e sem nanopartículas retardantes de chamas. (GOMES, A. V. S; COSTA, N. R. V. ; MOHALLEM, N. D. S.)

 

Tecidos bactericidas: Causa a destruição dos microrganismos que penetram nos tecidos depois de sua utilização, que geralmente causam odores desagradáveis e podem ocasionar a descoloração do tecido.

 

Figura 2: Tecido com nanopartículas de prata e ação bactericida. (GOMES, A. V. S; COSTA, N. R. V; MOHALLEM, N. D. S.)

Figura 2: Tecido com nanopartículas de prata e ação bactericida. (GOMES, A. V. S; COSTA, N. R. V; MOHALLEM, N. D. S.)

Tecidos frescos: Tem a finalidade de aumentar a sensação de frescor oferecendo uma boa permeabilidade ao ar. Se baseia na troca de fase dos materiais microencapsulados, que atuam como termostatos.

Cosmetotêxteis: Tem como finalidade a prevenção da pele contra agentes externos que produzem o ressecamento, rugas, etc. Mesmo objetivo da cosmética. Exemplos: meias hidratantes, lenços de seda perfumados e roupas que permitem um bronzeado seguro e sem costura que incorpora um protetor solar.

Tecidos fotocrômicos: Altera sua cor quando exposto à luz do sol, ultravioleta ou qualquer outra fonte de luz de comprimento de onda apropriado. Isso ocorre devido a microcápsulas que contém corantes sensíveis à ação da luz.

Tecidos termocrômicos: Altera sua cor de acordo com a temperatura exterior.

Tecidos com proteção UV: Tem como finalidade a proteção da pele contra os raios UV, tendo em vista os danos que este pode causar à pele. Um material de grande destaque na produção desse tipo de tecido inteligente é as nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2), que apresenta uma excelente atividade fotocatalítica, é biocompatível e não é tóxico, além de apresentar a proteção UV.

Figura 3: Tecidos com e sem proteção contra radiação UV. (GOMES, A. V. S; COSTA, N. R. V. ; MOHALLEM, N. D. S.)

Figura 3: Tecidos com e sem proteção contra radiação UV. (GOMES, A. V. S; COSTA, N. R. V. ; MOHALLEM, N. D. S.)

 

Outros tipos de tecidos também já foram desenvolvidos ou estão em desenvolvimento. Assim, percebe-se que a nanotecnologia é de grande importância nesse ramo da indústria, agregando maior valor às peças produzidas.

 

Bibliografia 

GOMES, Anne Velloso Sarmento; COSTA, Ney RóblisVersiani; MOHALLEM, Nelcy Della Santina. Os Tecidos e a Nanotecnologia. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc38_4/03-QS-43-15.pdf>. Acesso em 16 de abril de 2017.

SÁNCHEZ, José Cegarra. Têxteis inteligentes. Revista Química Têxtil, v. 82, 2006.

 

Fonte da imagem de chamada: <http://www.ripio.com.br/voce-conhece-os-tecidos-inteligentes>. Acesso em 16 de abril de 2017.