a torre de londres

Por trás das muralhas da Torre de Londres


Fascinante por sua história e seus lindos Castelos, Londres é a capital da Inglaterra, a “terra da Rainha”. De fato possui construções belíssimas que atraem turistas dos mais diversos lugares. A torre de Londres é um dos castelos mais antigos já construídos e o ponto turístico mais visitado da Grã Bretanha. Com suas muralhas brancas, sua arquitetura antiga e bela chama a atenção de londrinos e visitantes todos os dias, que se divertem, tiram fotos e passeiam com a família. Mas nem sempre a Torre de Londres foi um espaço de lazer.

Foi construída no século XI por Guilherme, o conquistador. Filho bastardo do duque da Normandia e descendente de vikings, Guilherme invadiu Londres em 1066 trazendo o terror da guerra e fazendo com que os londrinos se rendessem. Ao se estabilizar na cidade, encontrou uma planta arquitetônica de mais ou menos mil anos, deixada pelos antigos povos que haviam invadido a Inglaterra, os romanos. Com um quarto de século, a torre Branca, como foi chamada por Guilherme, finalmente tinha sido concluída e suas grandes muralhas vinham como uma mensagem ao povo de Londres: os normandos chegaram para ficar. E assim a torre teve um significado de poder real.

Figura 1. A Torre Branca.

Torre Branca

Fonte: <https://asaspraquetequero.com/2016/08/26/castelos-inglaterra-torre-de-londres-melhor-passeio/> Acesso em 25 de julho de 2018.

Depois de Guilherme, o trono foi assumido por Henrique III e posteriormente, por seu filho Edward I, um rei guerreiro que levantou muralhas ao redor da Torre Branca, sendo conhecida como Torre de Londres atualmente. Edward I a usou como casa da moeda inglesa e também como prisão dos que tentavam roubá-la. Todos que tentassem roubar o dinheiro real eram tidos como traidores e condenados a morte. Muitos foram mortos na torre, principalmente os judeus, os quais o rei culpava mais que todos os outros, estes eram enforcados nos grandes muros brancos.

Figura 2. A Torre de Londres.
a torre de londres

Fonte: <https://asaspraquetequero.com/2016/08/26/castelos-inglaterra-torre-de-londres-melhor-passeio/> Acesso em 25 de julho de 2018.

A torre de Londres também carrega uma história ainda não resolvida de assassinato. Em 1483, ano do falecimento do rei Eduardo IV, seus dois filhos Eduardo, de 12 anos, e Ricardo, de 10 anos, foram levados por seu tio, nomeado como guardião dos príncipes pelo próprio rei. O tio, também chamado Ricardo, era ambicioso e alegou que os príncipes eram filhos bastardos, e os levou para a famosa Torre de Londres. Sendo assim, Ricardo tomou a coroa para si e os dois príncipes não foram mais vistos. Rumores corriam dentre as pessoas de que o tio teria matados os dois pequenos príncipes, mas nenhum corpo havia sido encontrado. Porém um século depois, no reinado de Carlos II, alguns servos que limpavam a torre, encontraram restos mortais de crianças já nas entranhas das escadas. Tomaram aqueles ossos como se fossem dos dois príncipes, Eduardo e Ricardo, os colocaram em um caixão de mármore, o qual até hoje permanece na Abadia de Westminster. O mistério da morte dos príncipes perpetua na história da torre de Londres, pois nunca foi concedida a permissão para abrir o caixão e realizar testes de DNA mais sofisticados que hoje são possíveis.

Figura 3. Os príncipes Ricardo e Eduardo.

principes ricardo e eduardo

Fonte: <https://tudorbrasil.com/2013/02/06/o-misterio-dos-principes-na-torre-de-londres/> Acesso em 26 de julho de 2018.

Desde então a torre passa a ser sinônimo de cárcere e muitos reis que passaram pelo trono de Londres a usou como lugar de estadia e execução de seus inimigos, daí a conhecida frase “foi mandado para a torre”. Naquela época era muito comum a morte por traição e mais comum ainda, coisas banais serem tidas como traição. Muitos conselheiros, amigos e rainhas foram decapitados e esquartejados por simplesmente não concordarem com certas atitudes reais, ou, como na maioria das vezes, preferirem servir primeiramente a Deus do que a realeza. Por isso, muito sangue inocente também foi derramado no solo da temível bela torre.

No século XIX, a torre de Londres ganha outro significado, um tanto inesperado frente a história que tem desde sua construção. A realeza ganhava presentes um tanto exóticos de todos os cantos do mundo, como por exemplo o próprio urso polar. Então a torre passara a ser o lar desses animais, classificando-se do que hoje chamamos de zoológico. Isto era bom pois a exposição dos animais reais atraia vários turistas, mas por outro lado era perigoso, uma vez que vários acidentes com os soldados que também moravam na torre eram frequentes. Então o Duque de Wellington, responsável por cuidar do zoológico, o mudou para o Rigent’s Park. Hoje, conhecido como London Zoo, é um dos zoológicos mais antigos e mais visitados do mundo.

Protegida como patrimônio mundial pela UNESCO, a Torre de Londres é um lugar lindo e calmo, aberto a todos que desejam vasculhar seus muros de mais de 900 anos, repleto de histórias de mistérios, assassinatos e reviravoltas, construída com argamassa e sangue.

BIBLIOGRAFIA

SIDELINE PRODUCTTIONS. Secrets of great British castles. Reino Unido. 3 de Abril de 2015.

TUDOR BRASIL. O mistério dos príncipes na torre de Londres. Disponível em: <https://tudorbrasil.com/2013/02/06/o-misterio-dos-principes-na-torre-de-londres/>. Acesso em 26 de Julho de 2018.