20210117_132536

Phet: Uma plataforma virtual gratuita para o ensino de química.

Uma das principais dificuldades relacionadas à aprendizagem de conteúdos de química é a dificuldade na visualização de conceitos básicos, que em muitos casos são abstratos diante da realidade dos estudantes. Um exemplo é no ensino de atomística, ligações químicas e geometria molecular, no qual a necessidade de visualizar o universo de uma forma nanoscópica é uma limitação muito presente. A utilização de figuras, modelos moleculares, experimentos e contextualizações estão entre as formas de diminuir a barreira existente entre os alunos e os conteúdos de química.

Infelizmente, num contexto de aulas remotas, onde a interação aluno-professor se torna limitada, surge a importância de plataformas virtuais como o projeto Phet, da Universidade de Colorado Boulder. Este, fundado em 2002 pelo ganhador do prêmio Nobel de física, Carl Wieman, cria simulações totalmente gratuitas de matemática e ciências, química, física e biologia. Através de um ambiente interativo, e traduzido para o português, o ambiente virtual pode envolver os alunos através de um espaço intuitivo, que incentiva a exploração e a descoberta através de simulações e jogos.

Grande parte das simulações podem ser acessadas do próprio navegador, no celular ou computador. Os temas abordados vão desde básicos, como: balanceamento de equações, modelos atômicos, geometria molecular, unidades de concentração, estequiometria e equilíbrio químico. Até assuntos somente abordados no ensino superior, como experimentos de química quântica e espectrofotometria UV-Vis.

Imagem 1: Simulação sobre geometria molecular

Fonte: Reprodução de Phet Colorado

Imagem 2: Simulação que permite elucidação da lei de lambert-beer

Fonte: Reprodução Phet Colorado

Um diferencial da plataforma é o uso de Gamificação, ou seja, o uso de jogos e competições de modo a estimular o aprendizado. A presença de desafios a serem completados pelos alunos incentiva ao estudo das diversas matérias. Outro diferencial é um espaço da plataforma no qual professores podem compartilhar suas aulas usando as simulações do programa, permitindo troca de experiências.

Para acessar as simulações não é necessário realizar cadastro, o site se encontra link: https://phet.colorado.edu/pt_BR

Bibliografia:

Burke, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. DVS Editora, 2015

Wieman, Carl E., et al. “Teaching physics using PhET simulations.” The Physics Teacher 48.4 (2010): 225-227.