O que são VOCs?
VOCs ou Covs são compostos orgânicos voláteis muito encontrados em produtos como tintas e combustíveis. Esses compostos evaporam e são prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Quais os pré-requisitos para um composto ser classificado como VOC?
Para um composto entrar na classificação de VOC tanto tem que possuir substâncias orgânicas voláteis como apresentar ponto de ebulição entre 50° e 250°C. Muitas tintas imobiliárias utilizam reguladores de PH em sua composição, e estes possuem VOCs, o que geralmente causa odor desagradável e irritação. Para resolver este problema, já foi criado reguladores de PH livres dessas substâncias, mas nem todos produtores aderiram a este regulador, pois como possui um valor monetário maior, acaba fazendo com que o produto final se torne mais caro e em épocas de crise o que mais as empresas estão procurando é baixar ou manter os valores dos seus produtos.
Outro VOC muito usado na produção de tintas e vernizes é os doadores de formaldeído, que podem causar náuseas, irritação no nariz e nos olhos. Uma vez que são liberados no ambiente, estes podem aumentar a poluição atmosférica, danificar lençóis freáticos e aumentar o efeito estufa.
Por conta disso, muitos fabricantes de produtos contendo VOCs buscam alternativas para substituir compostos como o benzeno e acetona, a fim de evitar danos para clientes e funcionários, além do meio ambiente.

fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/compostos-organicos-volateis.htm. Acesso em 09/03/2018
As indústrias Britânicas de tintas já colocam em suas embalagens os níveis de solventes orgânicos e outros voláteis presentes, que podem ser indicados através das faixas:
- Mínimo: VOC de 0 a 0,29%
- Baixo: VOC de 0,3 a 7,99%
- Médio: VOC de 8 a 24,99%
- Alto: VOC de 25 a 50%
- Muito alto: VOC > 50%
Referência
compostos orgânicos voláteis. Disponível em
http://www.quiminac.com.br/site/compostos-organicos-volateis/ [Acesso em 09/03/2018].