maxresdefault_802

Tributo a Stephen Hawking


Morreu nesta quarta-feira, dia 14/03/2018, aos seus 76 anos, Stephen William Hawking, um dos maiores nomes da ciência moderna.

Nascido em 8 janeiro de 1942, Stephen Hawking entrou, em 1959, para a universidade de Oxford, onde se formou 3 anos depois, para o curso de física, já que o seu curso de interesse, matemática, não estava disponível na Universidade.  Após sair de Oxford, Hawking foi estudar cosmologia em Cambridge, onde veio a se tornar doutor em cosmologia, professor de matemática e professor Lucasiano Emérito, cargo que também foi ocupado por Isaac Newton e Paul Dirac. Ele foi diagnosticado aos 21 anos com ‘’esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma enfermidade motora neurodegenerativa rara, paralisante e sem cura, que afeta o controle dos músculos.’’ [1] Mesmo com esse problema, ele conseguiu superar as expectativas e viveu 56 anos com a doença.

Hawking, devido a ELA, perdeu sua mobilidade e, em 1985 durante uma visita a uma usina nuclear, sua voz, o que foi ocasionado por uma cirurgia relacionada a forte tuberculose. Mesmo com essas limitações físicas, ele continuou trabalhando com o auxílio de um software que analisava os movimentos dos músculos de sua bochecha e dos seus olhos, transmitindo mensagens a partir disso.

Stephen Hawking fez diversas pesquisas relacionadas a buracos negros, sobre os quais ele descobriu que emitiam radiação ao morrerem devido a separação do par partícula-antipartícula, na qual uma parte é capturada pelo buraco negro e a outra escapa na forma de radiação, o que era visto como impossível na época, já que nada escapava da atração gravitacional de um buraco negro. Ele também sempre procurou uma relação geral que unisse a mecânica quântica com a teoria de relatividade e pudesse explicar os eventos do universo, sendo este tema abordado no seu livro “Uma Breve História do Tempo”, que foi lançado em 1988 e abordava vários assuntos de cosmologia, como buracos negros e a formação do universo.

Figura 1: representação da formação da radiação Hawking em um buraco negro.

Figura 1: representação da formação da radiação Hawking em um buraco negro.

 

 

Mais de 14 livros foram escritos por Stephen, dentre eles o aclamado “O Universo numa Casca de Noz”, na qual ele debate a física teórica através de esquemas e exemplos do dia a dia, e “Buracos Negros, Universos Bebês e Outros Ensaios”.

Figura 2: Capas de livros famosos de Stephen Hawking.

Figura 2: Capas de livros famosos de Stephen Hawking.

 

 

Uma homenagem foi feita para Stephen Hawking no filme britânico “A teoria de tudo”, que foi lançado em 2014 e possibilitou o ator Eddie Redmayne, que interpreta Stephen, ganhar o Oscar de melhor ator.

Figura 3: ator Eddie Redmayne ao lado de Stephen Hawking.

Figura 3: ator Eddie Redmayne ao lado de Stephen Hawking.

“Ele teve três filhos. Casou-se pela primeira vez em 1965 com Jane Hawking e se separou em 1991. Em 1995, teve seu segundo casamento com a enfermeira Elaine Mason e se divorciou em 2006.”[1]

Figura 4: Stephen Hawking ao lado da escritora Jane Howking no dia do seu casamento.

Figura 4: Stephen Hawking ao lado da escritora Jane Hawking no dia do seu casamento.

Stephen Hawking foi um dos cientistas mais importante que já viveu, tendo grande papel no desenvolvimento de teorias físicas e astronômicas, como radiação Hawking e teoria da singularidade, e divulgação científica, que se deu através de seus livros consagrados, além de ser um exemplo de superação e perseverança.

Aqui está meu tributo a este que foi um dos nomes mais importantes dos últimos tempos. Descanse em paz, Stephen Hawking.

 

 

Referências:

[1] como age a doença que acometia Stephen Hawking. Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/como-age-a-doenca-que-acometia-stephen-hawking/ >  Acesso em: 14/03/2018

[2] Stephen Hawking, físico britânico, morre aos 76 anos. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/morre-o-fisico-stephen-hanking.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1 > Acesso em: 14/03/2018

Outras fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Teoria_de_Tudo

http://www.searadaciencia.ufc.br/folclore/folclore95.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Universo_numa_Casca_de_Noz

https://super.abril.com.br/ciencia/a-vida-privada-de-stephen-hawking/