http://www.ib-indusbello.com.br/pt/post/32/dicas-para-limpeza-de-superficies

O uso de hipoclorito de sódio no combate ao coronavírus


Publicações recentes avaliaram a resistência do coronavírus (SARS-CoV-2) em diferentes superfícies e revelaram que a estabilidade do vírus é de até quatro horas em cobre, até 24 horas em papelão e até dois a seis dias em plásticos e aço inoxidável (VAN DOREMALEN et al., 2020; KAMPF et al., 2020). No entanto, poucas evidências estão disponíveis na literatura a respeito da inativação do vírus da COVID-19. O que é disponível indica que os vírus, especialmente os envelopados, ou seja, que possuem um revestimento externo composto por uma camada lipídica, como o SARS-CoV-2, são relativamente fáceis de desativar e são mais suscetíveis a oxidantes.

Usando dados obtidos de coronavírus semelhantes, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), espera-se um efeito análogo  na inativação do SARS-CoV-2 com hipoclorito de sódio 0,1% (NaClO) (KAMPF, 2020). O poder virucida do hipoclorito de sódio se deve a ação oxidante frente aos vírus, na qual é controlada pelo ácido hipocloroso (HClO) que é um produto da hidrólise do NaClO. Entretanto, o HClO é um ácido fraco e que em soluções aquosas se dissocia para formar o íon hidrônio e o íon hipoclorito.

Hidrólise do hipoclorito de sódio:

(1) NaClO(aq) ⇄ Na+(aq) + ClO(aq)

(2) NaClO(aq) + H2O(l) ⇄ HClO(aq) + NaOH(aq)

(3) HClO(aq) ⇄ H3O+(aq) + ClO(aq)

Portanto, para que o poder virucida seja efetivo é necessário que a solução de hipoclorito de sódio esteja em valores de pH baixos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o uso de hipoclorito de sódio a 0,5% (equivalente a 5000 ppm) para desinfetar superfícies. Recomenda ainda, que uso do hipoclorito de sódio é exclusivo para superfícies e não substitui o sabão e o álcool em gel, na higienização das mãos, visto que a utilização incorreta de substâncias cloradas pode trazer complicações à saúde humana(EAST, 2020; WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020).

O hipoclorito de sódio pode ser encontrado comercialmente como soluções desinfetantes e alvejantes. A solução mais conhecida é frequentemente vendida como “Água Sanitária” com concentração de 2 a 2,5%, de cloro ativo, isto é, de cloro presente no hipoclorito de sódio e que tem o mesmo poder oxidante do cloro molecular (Cl2). Para preparar uma solução diluída de hipoclorito de sódio, em casa, basta observar o quadro 1.

 QUADRO 1: PREPARO DA SOLUÇÃO DILUÍDA DE HIPOCLORITO DE SÓDIO

Preparo:

1.    No rótulo da água sanitária, observe se a concentração de cloro ativo é de 2 a 2,5%.

2.    Pegue um copo descartável com capacidade de 250 mL.

3.    Coloque água sanitária pura no copo até preencher todo o volume.

4.    Pegue uma garrafa de plástico com capacidade de 1L, coloque um pouco de água e adicione os 250 mL de água sanitária.

5.    Complete o volume da garrafa com água, tampe e agite para misturar.

6.    Identifique, com uma caneta de tinta permanente, a garrafa com o nome “Água Sanitária Diluída”.

Aplicação:

7.    Molhe um pano limpo com essa solução, passe em maçanetas, nas mesas, nos pisos etc.

8.    Se você tiver a pele mais sensível utilize a solução com luvas.

 Fonte: Autor.

O hipoclorito de sódio é um composto instável e requer cuidados na hora do preparo e armazenamento. A estabilidade das soluções de hipoclorito de sódio depende de vários fatores, como concentração, pH, temperatura, luz e etc (LUCCA, 2006). Após o preparo das soluções, é recomendado que o armazenamento seja em garrafas de vidro escuro, visto que a luz acelera a decomposição do hipoclorito de sódio perdendo, assim, seu efeito desinfetante.

 

 

 

————————————————————————————————————————-

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

EAST, Middle. Infection Prevention and Control recommendations during Health Care when COVID-19 infection is suspected INFECTION PREVENTION AND CONTROL RECOMMENDATIONS DURING HEALTH CARE WHEN COVID-19 IS SUSPECTED NCDC INTERIM GUIDANCE. [S. l.], n. March, p. 1–5, 2020.

KAMPF, G. et al. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. Journal of Hospital Infection, [S. l.], v. 104, n. 3, p. 246–251, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jhin.2020.01.022

KAMPF, Günter. Potential role of inanimate surfaces for the spread of coronaviruses and their inactivation with disinfectant agents. Infection Prevention in Practice, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 100044, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.infpip.2020.100044

LUCCA, Lourenço De. Controle de qualidade do Hipoclorito de Sódio no Processo de Produção. [S. l.],  2006.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Water , sanitation , hygiene and waste management for COVID-19. [S. l.], n. March, p. 1–9, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001191.7

VAN DOREMALEN, N. et al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. New England Journal ofMedicine. 2020.