cigarro-eletronico-e-cigarro-normal-1526080613881_v2_450x450

O que é o cigarro eletrônico e como funciona


 

O cigarro é um dos produtos mais consumidos no mundo e é considerado uma droga lícita no Brasil, mas que pode causar mais mortes que muitas drogas ilícitas por seus efeitos se manifestarem lentamente no organismo. Sua composição é principalmente a nicotina, que causa uma dependência ao usuário e para tentar diminuir o uso dessa droga, produtos como adesivos de nicotina e o mais recente, o cigarro eletrônico são utilizados.

O e-cigarro, como é conhecido, funciona à bateria e simula o funcionamento de um cigarro, que contém nicotina em líquido, este é aquecido liberando vapores ao invés de fumaça. Em alguns países é utilizado como forma de tratamento por pessoas que querem parar de fumar, por possuir menor concentração de nicotina, porém possui outras substâncias alergênicas, explosivas e até cancerígenas.

Fonte: MD. Saúde, 2019.

Fonte: MD. Saúde, 2019.

O e-cigarro é formada por uma bateria, um sensor que ativa o atomizador sempre que o usuário inala o vapor, um atomizador que aquece o líquido liberando o vapor, um reservatório contendo o líquido e um bocal por onde sai o vapor.

Por ser um produto mais recente, não há muitos estudos científicos acerca do uso e dos malefícios que ele pode causar, o que se recomenda é a não utilização desse dispositivo como uma alternativa a quem quer parar de fumar, pelo menos até que estudos mais precisos sejam feitos sobre ele.

 

BIBLIOGRAFIA

De Araújo, A. P. Cigarro. Disponível em: <https://www.infoescola.com/drogas/cigarro/> Acesso em: 16 de ago. de 2019

Pinheiro P. Cigarro eletrônico faz mal? Conheça os riscos e benefícios. Disponível em: <https://www.mdsaude.com/dependencia/cigarro-eletronico/>  Acesso em: 16 de ago. 2019

Varella, M. H. Nicotina. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/nicotina-entrevista/> Acesso em 16 de ago. de 2019