WhatsApp Image 2020-03-21 at 10.02.39 AM

O andar da Química Verde


A questão ambiental é um dos assuntos mais discutidos da atualidade, os motivos para isso são bem claros: a poluição, o esgotamento de recursos energéticos, o aquecimento global, e uma série de outros problemas ambientais, causados em sua maioria pelo homem e a era industrial. Diante disso, a sociedade científica movimenta-se na busca de alternativas ao mesmo tempo ambientalmente e economicamente viáveis. A química verde apresenta-se como um desses caminhos, sendo alvo de grande atenção no meio acadêmico.

A química verde é definida pela IUPAC como: “ A invenção, desenvolvimento e aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias perigosas”. De tal modo, os fundamentos da química verde se baseiam nos princípios de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Toda a pesquisa em química verde se baseia nos estabelecidos 12 princípios, apresentados na imagem abaixo:

WhatsApp Image 2020-03-21 at 10.33.20 AM

                                                                    Fonte: Autor

O investimento tecnológico em química verde é notável nos últimos anos, inclusive no Brasil, onde pode-se destacar o desenvolvimento de bioprodutos, biocombustíveis e bioprocessos, a pesquisa em fitoquímica, oleoquímica e sucroquímica, bem como diversos estudos referentes a conversão de CO2 e ao uso e aplicação de energias renováveis.

De muitas formas, produtos e reações químicas são responsáveis pela atual situação ambiental do planeta, entretanto, a ciência é o único caminho com capacidade real de reverter tal situação. Os estudos de química verde e suas aplicações trabalham neste objetivo, de alterar perspectivas não tão esperançosas. Em síntese, a pesquisa em química verde é uma etapa fundamental para garantir a preservação do planeta saudável para o futuro.

Referências:

Quimichristian,Química verde conheça e pratique. Disponível em: https://quimichristian.blogspot.com/2017/03/quimica-verde-conheca-e-pratique.html Acesso em: 14 de janeiro de 2020.

Hubi40, Tendências globais de energias renováveis. Disponível em: https://www.hubi40.com.br/tendencias-globais-de-energias-renovaveis/ Acesso em: 14 de​ janeiro de 2020.