Imagem 1: Ataque russo na Síria. 
Fonte:http://otambosi.blogspot.com.br/2017/04/putin-e-guerra-na-siria-quem-serao-os.html

Guerra na Síria, uma tendência ao absurdo


A guerra na Síria já perdura por 7 anos, tendo cerca de 470 mil mortos e 1,9 milhão de pessoas feridas. A expectativa de vida no país caiu de 70 anos ,em 2010, para 55,4 em 2015. As perdas na economia são estimadas em 255 bilhões de dólares, segundo o Guardian. Existem 4 vertentes atuando na Síria atualmente; as Forças Democráticas da Síria: Normalmente encurtadas como SDF, são uma aliança de milícias curda, árabe, turcomana, assíria e armênia, lutando principalmente contra ISIS, Al-Nusra Front e outros grupos jihadistas pelo controle do país. O objetivo do grupo é estabelecer e proteger a região federal “Rojava – Northern Syria”. As forças anti-governamentais: vem das centenas de grupos que lutam contra o governo de Bashar al-Assad. Os principais grupos são os grupos moderados FSA e jihadistas, como Al-Nusra ( Hayat Tahrir al – Sham) e Ahrar al-Sham. Forças do governo: forças lutando pelo governo de Bashar al-Assad. Essas forças contêm o exército árabe sírio regular, as Forças de Defesa Nacional e as milícias xiitas apoiadas pelo Irã, como o Hezbollah. Por fim, o Estado islâmico do Iraque e Síria: O “Estado islâmico do Iraque e da Síria” é um grupo jihadista que controla enormes partes da terra no oeste do Iraque e na República Árabe da Síria. Consideram-se como o “califado islâmico”.

 

Imagem 1: Ataque russo na Síria.  Fonte:http://otambosi.blogspot.com.br/2017/04/putin-e-guerra-na-siria-quem-serao-os.html

Imagem 1: Ataque russo na Síria.
Fonte:http://otambosi.blogspot.com.br/2017/04/putin-e-guerra-na-siria-quem-serao-os.html

 

Oficialmente, o governo de Bashar al-Assad age contra terroristas, mas a ONU duvida da base legal e moral dos ataques. O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad al Hussein, rejeitou a justificativa para os ataques recentes. “As tentativas de estabelecer ataques arbitrários e brutais contra centenas de milhares de civis – como no Leste de Ghouta – com a necessidade de lutar contra algumas centenas de combatentes são ilegais e moralmente insustentáveis”. Declarações do governo sírio de que tudo o que pode para proteger a população civil são simplesmente ridículas. O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu a todas as partes que sigam o cessar-fogo de 30 dias ordenado pelo Conselho de Segurança da ONU em fevereiro de 2018.

Como podemos ajudar?

Atualmente, existem várias maneiras de ajudar o povo sírio em meio à guerra. Umas delas envolve a contribuição através da Unicef, que é uma entidade que visa ajudar as crianças que sofrem com conflito armado, seja na formação educacional, na ajuda psicológica ou em outras necessidades. Além disso, existem voluntários que ajudam dando suporte a quem foi atingido por bombardeios na Síria. Esses voluntários fazem parte da organização Capacetes Brancos. Outras pessoas que precisam ser assistidas são as que vêm em busca de refúgio no nosso país, sendo que o Instituto de Reintegração dos Refugiados trabalha na assistência financeira para proporcionar um recomeço a todos quantos forem possíveis. Além da ajuda financeira, você pode torna-se voluntário nesse Instituto, a fim de realizar bazares e atividades de integração entre os refugiados.

 

Imagem 2: Ajuda  da UNICEF na Síria.  Fonte: http://sgfansforchange.com/escola-em-tempo-de-guerra/

Imagem 2: Ajuda da UNICEF na Síria.
Fonte: http://sgfansforchange.com/escola-em-tempo-de-guerra/

 

 

Sites para ajuda:

https://doar.acnur.org/acnur/siria.html#_ga=1.95327647.2018474239.1491591845

http://www.adus.org.br/amigo/

https://peoplesmillion.whitehelmets.org/donate/peoples-million#

https://secure.unicef.org.br/Default.aspx?origem=siria

 

Referências

http://www.bbc.com/portuguese/internacional-43296308

https://pleno.news/mundo/veja-como-ajudar-as-vitimas-da-guerra-na-siria.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/02/numero-de-mortos-em-guerra-civil-na-siria-chega-a-470-mil-diz-jornal-20160211100505516954.html

http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37472074

https://veja.abril.com.br/mundo/onu-acusa-russia-de-possivel-crime-de-guerra-na-siria/