cats

A revitalização dos laboratórios em escolas públicas

O grupo PET Química UFC, em 2018, criou o manual “Revitaliza Pet Química: Experimentando a Química no cotidiano.”

A confecção deste material teve como objetivo incentivar o ensino prático de química em escolas públicas por meio de experimentos com aparelhagem acessível que possam ser sugeridos aos professores.

Figura 1: Chuva ácida (Ambiental)

revitaliza (2)

Fonte: Autor

Figura 2: Inflando bexigas com vinagre (Alimentos)

revitaliza (3)

Fonte: Autor

O manual possui quatro capítulos: Ambiental, Alimentos, Energia e Aromas e foi apresentado à Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) ProfAntônio Valmir da Silva, onde houve uma demonstração de quatro experimentos, visando explanar o caráter de cada capítulo.

Figura 3: Extração de óleo essencial (Aromas)

revitaliza (4)

Fonte: Autor

Figura 4: Pilha eletroquímica (Energia)

revitaliza (1)

Fonte: Autor

Os experimentos abordados apresentam conteúdos de química de forma mais acessível ao cotidiano do aluno, visando aumentar o interesse pela ciência. A escola apresentou receptividade quanto a implementação do projeto e um formulário acerca da influência do manual para o aprendizado dos alunos estão sendo obtidos.

O manual “Revitaliza Pet Química: Experimentando a Química no cotidiano.” está disponível abaixo:

MANUAL REVITALIZA – PET QUÍMICA UFC