i 4

A química no projeto A.G.I.R

Esta matéria visa abordar a atuação do grupo PET Química UFC no projeto A.G.I.R, que se trata de uma ação conjunta dos grupos do programa de educação tutorial do Ceará com o intuito de levar ações sociais para a comunidade, contemplando as competências de cada grupo PET e sendo realizado em escolas públicas. O objetivo é que toda a comunidade ao redor da escola seja alcançada pela ação, desde os alunos até seus parentes próximos.

Diante disso, o PET Química UFC desenvolveu atividades durante as edições II, III e IV do projeto, visando externar conhecimentos adquiridos pelos integrantes do grupo para o público.

A oficina “Química nossa de cada dia” foi aplicada durante as duas primeiras atuações do PET Química no A.G.I.R.  Essa atividade buscava demonstrar a utilidade de reações químicas simples no cotidiano, como produção de repelente natural contra o Aedes aegypti, utilização de ketchup na remoção de manchas de panelas, produção de refrigerante de uva natural e utilização do repolho roxo como indicador de PH.

Figura 1: Atuação do PET QUÍMICA nas edições 2 e 3 do A.G.I.R.

Através da execução dessa ação, percebeu-se que, por meio das explanações dessas simples demonstrações, os ouvintes puderam alterar sua percepção de que o conhecimento de química não é algo inacessível ao público leigo e pode ser benéfico em diversas ações cotidianas, despertando assim a curiosidade pelo estudo nessa área.

Durante a 4° realização do projeto, que ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Mário Schenberg, em 10/03/2018, o grupo Pet Química aplicou a oficina “Aprendendo com a Água”, que utiliza experimentos envolvendo a água para explicar e entender os fenômenos ópticos, como reflexão e refração, densidade, tensão superficial, capacidade calorífica, polaridade e condutividade elétrica, empregando temas do nosso cotidiano e de relevância ambiental.

Alguns dos experimentos abordados foram: a mistura de uísque e água através da passagem desses fluídos por uma interface de interação entre eles, demonstrando o efeito da densidade dos mesmos, a criação de um labirinto hidrofóbico, a fim de evidenciar a interação das moléculas de água com certos materiais específicos, e a demonstração da variação na trajetória da luz através de um feixe de água.

Atuação do PET no 4º A.G.I.R

Não apenas a comunidade encontrou proveito nessa atividade, como os membros do PET Química também obtiveram melhoria na sua oralidade e no seu desenvolvimento intelectual, através do planejamento e execução das oficinas. Desta forma, o A.G.I.R representa uma troca de conhecimentos.

Esperamos sua participação no próximo A.G.I.R.