1

A química das tintas e os impactos das cores


De acordo com a ABRAFATI, Associação brasileira dos fabricantes de tintas, o Brasil é um dos seis maiores mercados mundiais, além de ter um imenso potencial de crescimento, o que tem chamado atenção no exterior pela ativa participação nas discussões sobre questões chaves relacionadas ao futuro.

Fabricam-se tintas destinadas a vários os tipos de aplicação como tinta para pisos, madeiras, carros, imóveis entre outras coisas. Cada segmento tem uma porcentagem em relação ao volume total produzido e ao faturamento. Por exemplo:

  • Tinta imobiliária: representa cerca de 84,7% do volume total e 69% do faturamento.
  • Tinta automotiva (montadoras): 1,9% do volume e 4% do faturamento
  • Tinta para repintura automotiva: 4% do volume e 9,3% do faturamento
  • Tinta para indústria em geral (eletrodomésticos, móveis, autopeças, naval, aeronáutica, tintas de manutenção, etc.): 9,3% do volume e 17,3% do faturamento.

 

Para cada tipo de ambiente ou material existe uma tinta específica que vai exercer melhor sua função, que em geral, é proteger as superfícies contra a ação do intemperismo e decorar para agregar valor aos locais.

As tintas são compostas basicamente de pigmentos, resinas, solvente, aditivos e cargas minerais, sendo que cada um possui uma função diferente.

Pigmentos: Os pigmentos são substâncias sólidas, finamente divididas e insolúveis que conferem cor, opacidade, poder de cobertura e resistência.

Resinas: Principal componente da tinta, não é volátil e é responsável pela aderência, brilho e flexibilidade das tintas após a secagem.

Solvente: usado para solubilizar as resinas formando uma mistura homogênea e tem por finalidade facilitar a aplicabilidade das tintas e aumentar a aderência ao substrato.

Aditivos: presentes em pequenas concentrações e tem por função aperfeiçoar características das tintas, dar estabilidade, inibir espuma e deixar o filme aplicado com um bom aspecto.

Cargas minerais: são extraídas das rochas e dão características e propriedades especificas às tintas.

As cores têm um forte impacto na nossa vida, pois além de atuarem sobre a emoção, produzem uma sensação de movimento. Por conta disso os arquitetos aconselham que antes de pintar um determinado ambiente ou material é necessário pensar na sensação que você se deseja ter. Por exemplo, é recomendado usar cores claras no quarto para dar a sensação de paz, tranquilidade e conforto.

Atualmente, graças a tecnologia, vários corantes e pigmentos são conhecidos e seu uso é bastante intenso, o que dá o colorido e emoções às coisas que os rodeiam.

 

Referências bibliográficas

Monografia. TINTAS, SUAS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES IMOBILIÁRIAS disponível em http://pos.demc.ufmg.br/novocecc/trabalhos/pg2/90.pdf . Acesso em 27 de junho de 2017.

Tinsul tintas. A psicologia das cores. Disponível em

< http://www.tinsultintas.com.br/psicologia-das-cores>. Acesso em 27 de junho de 2017.

ABRAFATI. O setor de tintas no brasil. Disponível em <http://www.abrafati.com.br/indicadores-do-mercado/numeros-do-setor/>. Acesso em  27 de junho de 2017.

Fonte da imagem:

Imagem de chamada: Qualidade da tinta:<http://blog.azevedotintas.com.br/wp-content/uploads/2017/02/qualidade-da-tinta.jpg>. Acesso em 27 de junho de 2017