gean

Riscos ao misturar produtos de limpeza

Em época de pandemia, a higienização de superfícies, compras trazidas de supermercados, mãos, etc. se tornou uma das principais formas de prevenir contaminações. Com essa finalidade, os principais produtos utilizados são: o Hipoclorito de Sódio, NaOCl, (vendido comercialmente como Água Sanitária) e o Etanol 70ºGL, CH3CH2OH, (de nome comercial Álcool). O risco à saúde passa a existir quando, pensando aumentar a eficiência de combate ao coronavírus, algumas pessoas misturam esses produtos com outros do dia a dia, como por exemplo vinagre, provocando reações químicas que liberam substâncias tóxicas.

Abaixo seguem alguns exemplos do que a mistura inadequada ou acidental destas substâncias pode causar:

1) No Caso em que produtos de baixo pH (ácidos) sejam misturados com Hipoclorito de Sódio

Para entender o porquê de não poder misturá-los, é necessário entender a reação química que é utilizada na indústria para a produção do Hipoclorito.

2NaOH(aq) + Cl2(g)   ->   NaCl(aq) + H2O(l) + NaClO(aq)

NaOH: Hidróxido de Sódio (Soda Cáustica) – Uma base

Cl2: Gás Cloro

NaCl: Cloreto de Sódio (Sal de cozinha)

NaClO: Hipoclorito de Sódio (Água Sanitária)

Por se tratar de um equilíbrio químico, há duas reações químicas ocorrendo simultaneamente: a reação da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Industrialmente, é adicionado um excesso de NaOH, a fim de que a reação, pelo princípio de Le Chatelier, seja favorecida para o lado direito. Porém, quando algum produto ácido é adicionado em grande quantidade, como o Ácido Acético (Vinagre) ou o Ácido Clorídrico (Ácido Muriático), o NaOH presente sofre uma reação de neutralização, fazendo com que a reação do lado esquerdo seja favorecida, liberando Gás Cloro (Cl2) no ambiente, que causa irritações nos olhos, nariz, e na garganta. Se a concentração e o tempo de exposição forem elevados, pode causar edemas pulmonares e até mesmo levar à morte. Além disso, por conta deste deslocamento de equilíbrio, a quantidade de Hipoclorito de Sódio (NaClO) presente, responsável pela desinfecção, diminuirá, ocasionando a redução da eficácia do produto no combate ao coronavírus.

2) Misturando Etanol com Hipoclorito de Sódio

CH3CH2OH(aq) + 4NaOCl(aq) + 2NaCl(aq) + H2O(l)  ->  2CHCl3(g) + 6NaOH(aq)

O Clorofórmio, quando em contato com a pele, vias aéreas e olhos, pode provocar queimaduras e irritações, além de atingir o sistema nervoso central, sistema cardiovascular, e outros órgãos, também sendo cancerígeno. Também vale ressaltar a perda da eficácia no combate ao coronavírus, visto que, ao misturar Etanol (CH3CH2OH) com Hipoclorito de Sódio (NaClO), ambas substâncias com poder de desinfecção passam a ser consumidas para formar Clorofórmio (CHCl3), que escapa na forma de gás, e Hidróxido de Sódio (NaOH).

Assim, é de suma importância o cuidado com métodos de desinfecção caseiros, devendo sempre optar pelos métodos recomendados pela ciência, que possuem eficiência comprovada e não causam danos à saúde do ser humano.

BIBLIOGRAFIA:

BRADLEY, David. “Explainer: Why is mixing cleaning chemicals such a bad idea?”; ChemistryWorld. Disponível em: https://www.chemistryworld.com/news/explainer-why-is-mixing-cleaning-chemicals-such-a-bad-idea/4011257.article. Acesso em 28 de maio de 2020.

LUCCA, Lourenço de. “Controle de qualidade do Hipoclorito de Sódio no Processo de Produção”. 2006. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

ARAGUAIA, Mariana. “Clorofórmio”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/drogas/cloroformio.htm. Acesso em 28 de maio de 2020.

PAVAN, J. M. “Controle das Emissões Acidentais de Cl2”. São Paulo: Boletim Técnico, Ed. 5. Eco Tech System. Janeiro 2008.