Os seres humanos, principalmente devido ao atribulado mercado de trabalho e a correria do dia a dia muitas vezes não conseguem se alimentar de maneira adequada, trazendo como consequência distúrbios de saúde causados pela ausência de algumas vitaminas.
Vitaminas são moléculas químicas que não podem ser sintetizadas pelo organismo humano, dessa forma necessita-se da suplementação destes compostos através da alimentação. Mesmo não sendo produzida pelo nosso corpo, o mesmo requer as vitaminas para o bom funcionamento do organismo.
As vitaminas podem ser divididas quanto a sua solubilidade em duas classes: hidrossolúveis (solúvel em água) e lipossolúveis (solúvel em lipídios). As lipossolúveis são as melhores absorvidas (como já é de se esperar) pelo organismo quando em alimentos gordurosos. As vitaminas lipossolúveis são: vitamina A, D, Ee K.
A vitamina A (figura 1) é produzida através da reação entre o ácido retinoico, retinal e alguns carotenoides, onde todos os reagentes apresentam um grupo em comum: um anelacetônico de beta-ionona. A ingestão de vitamina A é muito importante para o desenvolvimento de um sistema imune saudável. Por exemplo, na retina se encontra uma proteína específica (opsoninas) que se liga ao retinol formando as rodopsinas que são fotossensíveis sendo uma das responsáveis pela formação de imagens na retina. A ausência de vitamina A na dieta alimentar pode facilitar a ocorrência de uma doença conhecida popularmente como “cegueira noturna”.
A denominação vitamina D abrange as macromoléculas que apresentam a capacidade de combater o raquitismo (doença da infância e adolescência caracterizada por uma mineralização insuficiente dos ossos). O ergocalciferol (vitamina D2) e o colecalciferol (vitamina D3) são os principais constituintes dessa classe diferenciando-se estruturalmente apenas por dois grupos metilas, como mostra a figura 2. As duas formas da vitamina D são formadas na pele através de seus precursores pela ação da radiação ultravioleta. Atualmente, muito se é debatido a cerca se a vitamina D é realmente uma vitamina ou um hormônio, pois ela é sintetizada pelo próprio corpo e é raramente encontrada em alimentos da dieta humana.
A vitamina E (figura 3), conhecida também como α-tocoferol, apresenta inúmeras funções dentro do nosso organismo quando se é ingerida na quantidade adequada. Uma das funções é atuar como antioxidante, protegendo os diversos sistemas do corpo da ação danosa de alguns radicais livres produzidos nas reações biológicas.
Por definição o poder antioxidante de uma molécula tem relação com sua capacidade de retardar ou até mesmo inibir a oxidação.
A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como no milho, óleos, mangas, brócolis, espinafre entre outros alimentos. Sua ação no organismo humano pode prevenir a ocorrência de algumas doenças neuromusculares, miopatias e disfunções imunológicas.
O consumo exagerado dessa vitamina pode levar a problemas de coagulação do sangue, o que pode ocasionar até mesmo hemorragias graves.
A vitamina K (figura 4) atua principalmente na coagulação sanguínea e pode ser encontrada em diferentes formas (K1, K2 e K3). Englobam os compostos das classes das quinonas e sua atuação na coagulação se dar pela reação de carboxilação, principalmente do ácido glutâmico. Essa vitamina pode ser facilmente consumida através da ingestão de alimentos como a couve-flor, batatas, gema de ovos entre outros.
O consumo adequado de vitaminas, tanto lipossolúveis quanto hidrossolúveis, é de suma importância para manter o funcionamento saudável do corpo humano. Mesmo sendo muito difícil consumir todas as vitaminas simultaneamente na quantidade certa, atualmente existe no mercado inúmeros suplementos vitamínicos para suprir essa necessidade.
BIBLIOGRAFIA
O Que É o “Poder Antioxidante”? Água Alcalina Ionizada Acqualive. Disponível em: <http://blog.aaguadasaude.com.br/o-que-e-poder-antioxidante/>. Acesso em: 27 jul. 2018.
VitaminaA. Fsp.usp.br. Disponível em: <http://www.fsp.usp.br/~marlyac/vitaminaa.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Vitamina A – Retinol – Bioquímica. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/bioquimica/vitamina-a/>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Vitamina A: conheça sua importância para o corpo humano. Saúde é Vital. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/bem-estar/vitamina-a-conheca-sua-importancia-para-o-corpo-humano/>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Vitamina D pode salvar sua Vida! Entenda como isso Acontece. Dr. Roberto Franco do Amaral Neto. Disponível em: <http://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/os-segredos-da-producao-da-vitamina-d/>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Vitaminas – lipossolúveis e hidrossolúveis – Bioquímica. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/biologia/vitaminas/>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Vitaminas Lipossolúveis: quais são e qual a sua importância. Vida Ativa. Disponível em: <http://www.vidaativa.pt/a/vitaminas-lipossoluveis/>. Acesso em: 27 jul. 2018.