Figura 2:Party Scene - Avengers: Age ov Ultron (2015) Movie.[3]

O HIDROMEL EM THOR E HARRY POTTER


Em seu sexto filme, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, após Ron Weasley (Rupert Grint) ter comido bombons contendo uma poção do amor feita por Romilda Vane (Anna Shaffer) que na verdade eram para Harry (Daniel Radcliffe), Ron fica “enfeitiçado” e Harry decide pedir ajuda ao Professor Horácio E. F. Slughorn (Jim Broadbent), mestre de poções, que ajuda Ron desfazendo o encantamento e, para confraternizar com os meninos, o Profº abre uma garrafa de hidromel envelhecido em carvalho.

Figura 1: Cena do filme Harry Potter e o enigma do Príncipe, [6]

Figura 1: Cena do filme Harry Potter e o enigma do Príncipe, [6].

No filme Vingadores: Era de Ultron (2015), em uma cena festiva, Thor (Chris Hemsworth) nega o pedido de um gole de sua bebida e relata sobre ela: “Ah, não, este aqui foi envelhecido durante mil anos, nos barris feitos dos destroços da frota de Grunhel, não foi feito para os mortais”.

Figura 2:Party Scene - Avengers: Age ov Ultron (2015) Movie.[3]

Figura 2:Party Scene – Avengers: Age ov Ultron (2015) Movie.[3]

Conhecida como o “néctar dos deuses”, o hidromel é considerada como uma das mais antigas bebidas alcoólicas sendo consumida desde a Grécia antiga e sua história é cercada por mitologias, dentre elas a mitologia nórdica, o que supõe-se que a bebida da cena anterior descrita por Thor é um tipo de hidromel, já que ele é um Deus nórdico, filho de Odin, adorados pelos vinkings.

A mitologia nórdica é constituída por elementos das tribos nativas do norte europeu, nascendo assim na Escandinávia e na Islândia, que por possuir poucas condições ambientais para sobrevivência humana e por conflitos sociais, faz da natureza um componente místico que deve ser venerado.

Com o norte europeu sendo convertido ao cristianismo, o culto aos deuses nórdicos foi aos poucos sendo esquecido e um fator forte nesta época se dá ao fato de que a história dos povos germânicos e escandinavos era escrita por cristãos, pois este tipo de conhecimento era dado para um grupo seleto, no caso, os missionários. Este é um fator que pode ser facilmente interpretado como capcioso, pois uma história escrita por impositores, levando ao declínio de uma parte cultural, não deveria ser tida como história real e concreta.

O Hidromel é uma bebida fermentada por leveduras em proporções adequadas de mosto contendo mel e água. No decorrer do tempo, a sua elaboração, que antes era comumente produzida artesanalmente, foi sendo aprimorada com inclusão de sucos de frutas e especiarias como pimentas, cravos, entre outros agentes como meios tecnológicos de processamento para melhorar a qualidade do hidromel, que está sendo apresentado na indústria de bebidas como um grande potencial de comercialização para consumidores que exigem delicadeza ao paladar. Sua primeira descrição é encontrada no livro dos Hinos, Rigveda, o documento mais antigo da literatura hindu.

Sendo o mel a matéria-prima principal da bebida, a sua produção em escala industrial é dificultada devido a matriz complexa do mel, o que pode levar a um possível resultado não esperado pela falta de uniformidade do produto final. Isso porque a sua composição química e física é influenciada por diversos fatores externos como o solo, a espécie da abelha, o estado de maturação do mel, as condições meteorológicas de quando o mel foi colhido além de seus açúcares, enzimas, vitaminas, minerais. Uma extensa composição que contribuem para sua finalização.

Possuindo teor alcoólico de 8 a 18% de etanol por volume, os produtos fermentados com sua matriz sendo mel são amplamente utilizados, tendo bastante consumo na Europa, Argentina e Bolívia. Sua classificação muda de acordo com tempo de maturação, que varia de meses a anos, e por seus processos de fabricação.

A fermentação e composição do mosto, uma espécie de melaço simples utilizado para a fermentação das leveduras, é essencial para a qualidade da bebida, bem como os cuidados do caldo bruto formado, sendo alguns deles: controle de contaminações, acidez total e pH. Tais cuidados podem gerar rendimentos satisfatórios com um alto teor de ésteres, sendo os compostos principais para uma bebida harmoniosa, dando aroma frutado e floral.

O hidromel é uma bebida que demostra potencial, pois seu processo fermentativo é um dos mais simples e acessíveis e o seu processamento artesanal é uma alternativa muito viável para apicultores, gerando uma outra direção de renda.

Bibliografia:

  1. Os povos nórdicos: Origens. Disponível em:

http://templodeapolo.net/wp/2017/05/03/os-povos-nordicos-origens/ acesso em: 30/07/2018;

  1. POÇÃO do AMOR | Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=5MdMfn9-52E acesso em: 30/07/2018;

  1. Vingadores: Era de Ultron (2015) | Festa na Torre dos Vingadores DUBLADO PT-BR (HD). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hOywQtYye1M acesso em: 30/07/2018;
  2. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, ENERGÉTICA E SENSORIAL DE HIDROMEL. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/145493/000871644.pdf?sequence=1&isAllowed=y acesso em: 30/07/2018;
  3. Qual a origem do Hidromel? Disponível em: https://www.arvenhidromeis.com.br/single-post/2016/07/05/Qual-a-origem-do-hidromel acesso em: 30/07/2018;
  4. 10 bebidas do cinema e da televisão. Disponível em: https://destemperados.clicrbs.com.br/bebidas/10-bebidas-do-cinema-e-da-televisao acesso em: 30/07/2018;
  5. Disponível em: http://www.ct.ufpb.br/lpfd/contents/paginas/lcc/produtos/hidromel acesso em: 04/08/2018;
  6. Árvore do conhecimento – Cana de açúcar. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_105_22122006154841.html acesso em: 04/08/2018;
  7. PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE HIDROMEL UTILIZANDO DIFERENTES CEPAS DE LEVEDURAS Saccharomyces. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1901/1/LD_PPGTAL_M_Mileski%2C%20Jo%C3%A3o%20Paulo%20Fernando_2016.pdf acesso em: 04/08/2018.