O uso de conservantes em alimentos é uma prática realizada há muito tempo, por exemplo, colocava-se sal na carne e deixava no sol para conservá-la. Contudo, nos últimos anos, esses conservantes naturais perderam espaço no mercado para os aditivos químicos que tem uma maior eficiência e melhor custo benefício para o vendedor.
Os conservantes podem ser divididos em 3 grandes grupos, sendo eles:
- Antimicrobianos: tem o objetivo de eliminar micro-organismos que possam se desenvolver no alimento, um exemplo deste tipo é o sal, como dito anteriormente uma maneira de conservar a carne antigamente era salgando e secando no sol, esse procedimento é feito com a finalidade de retirar a água e a umidade do alimento, de maneira a impedir ou dificultar a proliferação dos micro-organismos.
- Antioxidantes: são substâncias que dificultam a oxidação do produto, uma vez que muitos alimentos estão em contanto constante com o oxigênio da atmosfera, eles estão suscetíveis a sofrerem processos oxidativos, que podem vir a causar mudanças no gosto, na cor e no odor, um exemplo deste tipo de conservante é o ácido ascórbico (vitamina C).
- Inibidores Enzimáticos: alguns alimentos possuem em sua disposição enzimas que, em alguns casos, são catalisadores de reações de degradação do alimento, por exemplo, um produto que tenha uma enzima que acelere a reação de oxidação deste pode vir a ser inibida com o uso deste tipo de conservante.
Os conservantes, além de ter sua importância comercial, tem sua vantagem para o consumidor, visto que muitos destes evitam a proliferação de micro-organismos. Porém, estes conservantes devem ser bastantes estudados antes de serem usados em alimentos uma vez que alguns destes podem causar efeitos negativos a saúde.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Conservantes: o que são, quais os tipos e perigos. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/3769-conservantes> Acessado em 31 de maio de 2019.
Função dos conservantes químico em alimentos. Disponível em: <https://www.quimicalimentar.com.br/funcao-dos-conservantes-quimicos-em-alimentos/>. Acessado em 31 de maio de 2019.