São crivos moleculares de carbono produzidos pelo tratamento de materiais carbonáis com plasma. Um dos seus usos mais importantes é servir de adsorvente para processos de adsorção de pressão, que são amplamente utilizados para a separação de gases em balanças industriais. As peneiras moleculares de carbono atendem à forte demanda neste campo onde o desempenho de adsorvente utilizado governa a eficiência da separação de gases. As peneiras moleculares de carbono são particularmente eficazes na separação do gás nitrogênio do ar.
O processo para a produção de peneiras moleculares de carbono compreende em etapas de tratamento de uma pastilha totalmente carbonatada com um plasma gerado a partir de um composto de carbono selecionado do grupo que consiste em tolueno, hexano e creosote para produzir um crivo molecular de carbono com um sólido fino. A estrutura de membrana na superfície, em que o referido crivo de carbono tem uma adsorção seletiva com base em diferenças nos tamanhos moleculares do material a ser adsorvido
O elemento essencial deste processo é o de um hidrocarboneto gasoso para o forno e para decompor o hidrocarboneto termicamente a alta temperatura. A Publicação de Patente Japonesa N ° 8004/1986 descreve um processo que compreende a carbonização de carvãogranulado, depois de lavar os grânulos de carbono obtidos com um ácido mineral para remover sais de metais alcalinos, impregnar os grânulos com 1-3% de passo de alcatrão de carvão ou carvão alcatrão e tratamento térmico dos grânulos a 950 ° até 1000 ° C, seguido de arrefecimento numa atmosfera de gás inerte. O pedido de patente japonesa adicional n. ° 176908/1987 revela um processo para produzir um crivo molecular com um desempenho ainda maior, que compreende o uso, em vez do passo de alcatrão de carvão ou do alcatrão de hulha no processo acima mencionado, uma fração de creosoto, tendo pontos de ebulição de 140 a 260 ° C, dimetilnaftaleno ou xilenol.
Referências
MADE IN CHINA. Adsorção elevada 3093 Deoxidizer/peneira molecular do carbono. Disponível em: <http://pt.made-in-china.com/co_hongchangjinghua/product_High-Adsorption-3093-Deoxidizer-The-Carbon-Molecular-Sieve_euinioeuy.html>. Aceso em 09 de junho de 2017.
Thiago G. Oliveira; Sanny W. M. Machado; Silvia C. G. Santos; Marcelo J. B. Souza; Anne M. Garrido Pedrosa. Adsorção de CO2 em peneiras moleculares micro e mesoporosas. Disponível em: <http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=69>. Aceso em 09 de junho de 2017.
BIBLIOTECA VIRTUAL DA FAPESP. Preparação de peneiras moleculares de carbono. Disponível em: < http://bv.fapesp.br/pt/bolsas/77622/preparacao-de-peneiras-moleculares-de-carbono>. Aceso em 09 de junho de 2017.
Fonte das imagens
Figura 1 – MADE IN CHINA. Adsorção elevada 3093 Deoxidizer/peneira molecular do carbono. Disponível em: <http://pt.made-in-china.com/co_hongchangjinghua/product_High-Adsorption-3093-Deoxidizer-The-Carbon-Molecular-Sieve_euinioeuy.html>. Aceso em 09 de junho de 2017.