uj

Laerte: Vida e Arte


Nascida em 10 de Junho de 1951, em São Paulo, Laerte Coutinho é uma cartunista e quadrinista muito importante no ramo dos quadrinhos nacionais. Ela entrou na USP em 1969 para cursar Comunicações Culturais e depois Comunicações e Artes, além de Música e Jornalismo, mas nunca concluiu nenhum dos cursos.

Em 1970, Laerte começou sua vida profissional desenhando o personagem Leão para a revista SIBILA. Ainda no começo da década de 70, ela fundou, juntamente com Luiz Gê, a revista de quadrinhos BALÃO na USP.

Figura 1: Capa de uma edição da revista Balão.

gt

 

Ainda nos anos 70, ela pôde participar da revista Banas de economia e na Placar, que era uma revista esportiva, além de trabalhar na Gazeta Mercantil. Ela produziu, ainda nessa época, material de divulgação para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e cartões de solidariedade.

Na década de 80, Laerte participou do jornal Pasquim e criou a revista Circo. Na década seguinte, ela participou da TV Pirata e TV Colosso, além de produzir textos para o programa Sai de Baixo e realizar a cobertura jornalística da copa do mundo para o Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo.

Entre suas principais produções, estão Overman e os Piratas do Tietê, além de Los Três Amigos, que foi uma criação conjunta com os cartunistas Glauco, Adão Iturrusgarai e Angeli. Algumas dessas obras faziam parte da sua construção de discurso cômico, que, naquela época, era bastante comum em suas obras, mas viria a mudar no futuro.

Figura 2: Charge de Overman.

gtt

Em 2005, ela perdeu um de seus 3 filhos, Diogo, o que ocasionou grandes mudanças no seu estilo de arte e vida.

Em 2010, ela se identificou transgênero, adotando a prática pública de crossdressing, que se refere ao ato de alguém se vestir com roupas ou usar objetos associados ao sexo oposto.

Em 2012, Laerte fundou a Associação Brasileira de Transgêneros (ABRAT), que busca defender a livre expressão da identidade transgênera, os direitos civis das pessoas transgêneras e a sua maior compreensão, aceitação e inclusão na sociedade brasileira contemporânea.

Suas obras, atualmente, são mais voltadas a temas variados e de tom mais sério, como pode ser visto na figura 3.

Sua representatividade no meio artístico e social é inegável, além de possuir um grande acervo de trabalhos jornalísticos e publicitários, o que a enquadra como um dos grandes nomes da produção artística e literária brasileira.

Figura 3: Quadrinho de Laerte sobre o aumento da jornada de trabalho.

jjj

Bibliografia

Laerte Coutinho. Disponível em: <https://www.infoescola.com/biografias/laerte-coutinho/> Acesso em: 09/08/2018

Biografia de Laerte: http://www2.uol.com.br/laerte/info/biografia-top.html

Laerte Coutinho. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Laerte_Coutinho> Acesso em: 09/08/2018

Documentário Laerte-se, lançado em 2017 e disponível na Netflix.