galvano

Galvanoplastia e as bijuterias banhadas a ouro


De acordo com o Conselho Regional de Química – IV Região, galvanoplastia é um processo químico ou eletroquímico onde ocorre a deposição de uma fina camada de um metal sobre uma superfície, que pode ser metálica ou não. Dentre os muitos objetivos desse processo, destacam-se o embelezamento da peça e a proteção contra a corrosão, o que aumenta sua durabilidade. Podendo ser aplicada em diversas áreas, tais como construção civil, informática e automobilismo, a galvanoplastia é uma técnica bastante utilizada pela indústria. Aqui, trataremos sobre o uso desse processo na indústria de semijoias e bijuterias.

É de conhecimento geral que semijoias e bijuterias possuem um preço bem mais acessível do que joias, já que essas são apenas revestidas com um metal nobre, ao invés de serem feitas com ele, como é o caso das joias. Contudo, nem por isso elas deixam de ser bonitas e/ou duradouras. Isso se deve, em grande parte, ao processo de galvanoplastia aplicado a elas, que, em termos técnicos, recebe diferentes nomes dependendo do metal utilizado como revestimento: níquel (niquelação), cromo (cromeação), ouro (douração) etc. Entretanto, no ramo de semijoias e bijuterias, comumente encontramos a associação de galvanoplastia a banho de ouro, o que pode ser explicado pelo fato do ouro ser o metal mais utilizado como revestimento, já que é o mais nobre e, portanto, o mais resistente ao processo de corrosão. Para se alcançar um banho de qualidade, existem muitas etapas a serem seguidas. Porém, de modo geral, é possível explicar o procedimento da forma abordada a seguir.

A técnica utilizada é a eletrólise (processo físico-químico que transforma a energia elétrica em energia química). A peça bruta, normalmente composta de latão (liga metálica constituída de cobre e zinco), fica no eletrodo negativo (cátodo) e a peça com o metal nobre, a utilizada para revestir, fica no eletrodo positivo (ânodo). Os dois eletrodos são mergulhados em uma solução do mesmo metal utilizado para o revestimento. No exemplo apresentado na imagem 1, o anel de alumínio (Al) se encontra no cátodo e a placa de ouro (Au) no ânodo, ambos mergulhados em uma solução de nitrato de ouro III [Au(NO3)3]. Quando a bateria passa uma corrente elétrica pelo sistema, ocorre a oxidação do ouro no ânodo e a placa começa a se decompor através da reação:

Au(s) → Au3+(aq.) + 3e

Já no cátodo, o ouro se reduz e ocorre a deposição do ouro metálico formado sobre o anel através da reação:

Au3+(aq.) + 3e→ Au(s).

Figura 1:  Esquema de um tipo de galvanoplastia (douração).

Figura 1: Esquema de um tipo de galvanoplastia (douração).

Como é possível observar, a galvanoplastia se configura como uma importante técnica aplicada à indústria de semijoias e bijuterias, ajudando a torná-las mais belas, resistentes e acessíveis a grande parte da população.

Referências bibliográficas

Brilhe mais. Banho de ouro: o que é? Descomplicamos para você! Disponível em < http://brilhemais.com.br/blog/banho-de-ouro-de-forma-descomplicada/ >. Acesso em 29 de julho de 2018.

FOGAÇA, J. R. V. Galvanoplastia ou eletrodeposição. Disponível em < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/galvanoplastia-ou-eletrodeposicao.htm >. Acesso em 29 de julho de 2018.

Conselho Regional de Química – IV Região. Tratamentos de superfícies. Disponível em < https://www.crq4.org.br/quimicavivatratamento_de_superficies >. Acesso em 29 de julho de 2018.

Referência bibliográfica imagens

Imagem 1

FOGAÇA, J. R. V. Galvanoplastia ou eletrodeposição. Disponível em < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/galvanoplastia-ou-eletrodeposicao.htm >. Acesso em 29 de julho de 2018.

Imagem 2

Blog by Tinna. Banho de ouro. Disponível em <  http://blog.tinna.com.br/tag/banhodeouro/ >. Acesso em 29 de julho de 2018.