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Está caro sair com o carro? A química tem uma possível solução para esse peso no seu bolso.


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Nos dias atuais com a agravante instabilidade econômica que o país vive, setores como economia e serviços básicos são diretamente atingidos. Um setor importante que move todo o país é o de combustíveis sendo este um dos mais atingidos com recentes sanções e aumentos de impostos. Sim, os R$ 3,50 em média na gasolina e R$ 3,00 no diesel pesam no bolso de qualquer condutor e afetam toda uma cadeia produtiva. A AUDI, famosa montadora que mantém como logomarca quatro aros, faz parte do grupo alemão Volkswagem e vem desenvolvendo um combustível diesel “sustentável” feito a partir de uma combinação de água e dióxido de carbono (CO2) sendo este denominado pela montadora de combustível do futuro pois segundo os desenvolvedores a propulsão deste combustível é isenta de emissão de carbono pelo escape do automóvel.

A conversão de CO2 e água pela equipe de pesquisa em combustível bruto conhecido como azul bruto vem sendo estudada para que logo depois desse tipo de síntese seja possível transformar “azul bruto” em diesel comercial. Testes realizados demonstram a eficiência desse novo combustível em uma mistura com diesel comum obtido a partir de fontes não renováveis de energia, além disso, testes com a nova fórmula têm se mostrado eficazes reiterando a ação isolada do novo fluido propulsor. A surpresa maior fica por conta de que os testes são feitos em um carro oficial do governo alemão, onde quem utiliza esse veículo é nada mais, nada menos, que a Ministra alemã da Educação e Pesquisa Johanna Wanka.

O E-diesel é mais uma das várias denominações que este fluido propulsor de motores a combustão vem tomando e mais uma luta contra a poluição maciça do meio ambiente com gases que intensificam o efeito estufa e alteram o clima já fragilizado devido a outros processos naturais do planeta.

Reiner Mangold, chefe de desenvolvimento do e-diesel, diz: Ao desenvolver o Audi e-diesel, estamos promovendo outro combustível à base de dióxido de carbono que irá permitir a mobilidade de longa distância com praticamente nenhum impacto sobre o clima. Usar o dióxido de carbono como matéria-prima, e não como resultado poluente, representa uma oportunidade, não apenas para a indústria automotiva na Alemanha, mas também para transferir o princípio a outros setores e países. ”

Além da AUDI, a SUNFIRE, empresa alemã situada em Dresden do ramo de energia, também participa do desenvolvimento do combustível não poluente. Para produzir esse tipo de combustível, segundo a AUDI, a água é aquecida para a forma de vapor. Em seguida esta é dividida em seus constituintes base que são oxigênio e hidrogênio (H2O) a partir da eletrólise a altas temperaturas que ultrapassam os 800ºC, tornando eficiente o rompimento das ligações e obtenção dos constituintes, coisa que dificilmente seria visto a temperatura ambiente devido as fortes interações desse composto. O hidrogênio proveniente da divisão da água na fase anterior é bombeado para um reator com dióxido de carbono (CO2) mantido a pressão e temperatura elevadas. Esse processo leva a produção de hidrocarbonetos de cadeia longa produto base de todos os combustíveis fósseis, porém o composto produzido no reator leva o nome de azul bruto. Abaixo segue o esquema ilustrado do processo de produção:

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Figura 1 – etapas do processo de produção do azul bruto (em Inglês).

Segundo a própria AUDI, o processo possui um rendimento bastante aceitável de 70%, sendo completamente alimentado com energia renovável. Após a obtenção do azul bruto, este pode ser refinado em petróleo bruto comercial e a partir de então ser feita a produção do e-diesel. Além de tudo, o combustível sintético não contém enxofre ou hidrocarbonetos cíclicos (anéis de hidrocarbonetos) – hidrocarbonetos aromáticos mais especificadamente – encontrados em sua maioria no petróleo derivado de fontes não renováveis de energia, portanto milhares de vezes mais agressivo e poluente. Christian von Olshausen, diretor de tecnologia da Sunfire, disse que o combustível era eficiente e produziu menos poluição do que o diesel tradicional: “O motor fica mais silencioso e menos poluentes estão sendo criados”, garantiu.

Resumindo, a AUDI utiliza o CO2 abundante nos dias atuais do ar para produzir combustível formando um ciclo de reaproveitamento sem aumentar a carga de gás na atmosfera.

Enfim caros, viram como a química caminha para o desejo e desenvolvimento de tecnologias que melhorem e tragam bem-estar para toda a sociedade? Além disso, salvamos seu bolso deste tipo de aumento.

Abaixo segue um vídeo que explicar melhor o procedimento de produção:

https://www.youtube.com/watch?v=55Edq_Irstk

Referências

1 <http://www.jornalciencia.com/tecnologia/industrial/4771-empresa-desenvolve-diesel-feito-apenas-de-ar-e-agua-apelidado-de-combustivel-do-futuro-ele-ja-esta-sendo-testado > Acessado em 28.04.2015

2 < http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/2015/04/audi-cria-diesel-ecologico-utilizando-apenas-agua-e-co2.shtml > Acessado em 29.04.2015