post. anaz. 2 (1)

“Diga-me e esquecerei, pergunte-me e descobrirei”

Uma nova proposta de ensino é aplicada a milhares de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental de várias escolas públicas em 10 cidades do Brasil. Essa nova forma de ensino é chamada Círculo da Matemática e foi desenvolvida pelos professores Bob e Ellen Kaplan, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil pelo Instituto Tim.post. anaz. 1

As turmas devem conter no máximo dez alunos. Não há carteiras, deveres de casa ou provas, mas apenas cadeiras, em que os alunos, propositalmente, não param sentados. O segredo é: as crianças são estimuladas a responder as questões que o professor propõe na lousa com giz, sem meios tecnológicos. “Nenhum erro é reprimido, mas nenhuma resposta é oferecida sem ser debatida.”

O ensino se baseia em uma reta numérica onde são ensinadas as operações e conceitos matemáticos. “Quais são números pares, e os ímpares, e os primos?”, questiona a professora, enquanto os alunos disputam para respondê-la. As aulas do círculo não tomam lugar das disciplinas da escola, elas são extras e acontecem uma vez semanalmente para cada turma. A finalidade é desenvolver o raciocínio das crianças para que não se prendam a formulas e decoreba. O objetivo é que aprendam a gostar de matemática. Tem funcionado. “Gosto de matemática porque é divertido, as pessoas que acham chato é porque não conhecem os números”, diz Maria Clara Barbosa Rodrigues, de 7 anos, aluna do 2º ano.

O principal lema que define a metodologia dos professores Kaplan de Harvard é “diga-me e esquecerei, pergunte-me e descobrirei.”.

Muito legal, não é mesmo? A educação do Brasil pode mudar muito com isso!

post. anaz. 2 (1)

Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/09/matematica-e-ensinada-criancas-do-brasil-com-metodologia-de-harvard.html>

Acesso em: 25 set. 14