Uma nova proposta de ensino é aplicada a milhares de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental de várias escolas públicas em 10 cidades do Brasil. Essa nova forma de ensino é chamada Círculo da Matemática e foi desenvolvida pelos professores Bob e Ellen Kaplan, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil pelo Instituto Tim.
As turmas devem conter no máximo dez alunos. Não há carteiras, deveres de casa ou provas, mas apenas cadeiras, em que os alunos, propositalmente, não param sentados. O segredo é: as crianças são estimuladas a responder as questões que o professor propõe na lousa com giz, sem meios tecnológicos. “Nenhum erro é reprimido, mas nenhuma resposta é oferecida sem ser debatida.”
O ensino se baseia em uma reta numérica onde são ensinadas as operações e conceitos matemáticos. “Quais são números pares, e os ímpares, e os primos?”, questiona a professora, enquanto os alunos disputam para respondê-la. As aulas do círculo não tomam lugar das disciplinas da escola, elas são extras e acontecem uma vez semanalmente para cada turma. A finalidade é desenvolver o raciocínio das crianças para que não se prendam a formulas e decoreba. O objetivo é que aprendam a gostar de matemática. Tem funcionado. “Gosto de matemática porque é divertido, as pessoas que acham chato é porque não conhecem os números”, diz Maria Clara Barbosa Rodrigues, de 7 anos, aluna do 2º ano.
O principal lema que define a metodologia dos professores Kaplan de Harvard é “diga-me e esquecerei, pergunte-me e descobrirei.”.
Muito legal, não é mesmo? A educação do Brasil pode mudar muito com isso!
Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/09/matematica-e-ensinada-criancas-do-brasil-com-metodologia-de-harvard.html>
Acesso em: 25 set. 14