WhatsApp Image 2019-11-16 at 21.25.55

Classificação Química dos Agrotóxicos


Os agrotóxicos são produtos químicos, físicos e biológicos que são utilizados na agricultura com o objetivo de aumentar e proteger a produção. O primeiro agrotóxico utilizado 1,1,1-tricloro-2,2-di(ρ-clorofenil) etano (figura 1), também conhecido como DDT, foi utilizado durante a segunda guerra mundial, porém este defensor agrícola trouxe graves problemas a saúde, sendo um composto cancerígeno. Este composto é classificado com organoclorado, desta forma ele apresenta uma característica apolar, o que possibilita o acumulo do composto nos tecidos adiposos dos seres humanos. Como esta classe de agrotóxicos pode trazer grandes prejuízos à saúde fez se necessário à criação de compostos de outros tipos.

Figura 1: Fórmula estrutural do DDT

Figura 1: Fórmula estrutural do DDT

Os organofosforados, uma das primeiras classes de agrotóxicos utilizadas, são compostos lipossolúveis e biodegradáveis, além serem facilmente hidrolisáveis. O primeiro defensivo agrícola desta classe foi o tetraetilpirofosfato (figura 2), também chamado de TEEP. Este grupo possui maior toxicidade que os organoclorados, contudo são degradados mais rapidamente.

Figura 2: Fórmula estrutural do TEEP

Figura 2: Fórmula estrutural do TEEP

Outra classe criada foi a dos carbamatos, que são moléculas derivadas do Ácido Carbâmico (CH3NO2) (figura 3). Este grupo é menos danoso à saúde humana, uma vez que não se acumulam ao tecido adiposo e são metabolizados pelos seres vivos.

Formula estrutural do Ácido Carbâmico

Figura 3: Fórmula estrutural do Ácido Carbâmico

Desse modo, é possível dividir os agrotóxicos utilizados em três diferentes classes com suas respectivas estruturas e consequentemente diferentes mecanismos de combate à doenças, bem como diferentes danos à saúde.

Referências:

BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes; ZAPPE, Janessa Aline. A química dos agrotóxicos. Química nova na escola, v. 34, n. 1, p. 10-15, 2012.

SOUSA, Rafaela. “Agrotóxicos”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agrotoxicos.htm. Acesso em 16 de novembro de 2019.

Meldau, Débora Carvalho. “Agrotóxicos”; Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/ecologia/agrotoxicos/.htm. Acesso em 16 de novembro de 2019.

Cabral, Lorena. “Organofosforados: o que são sintomas de intoxicação, impactos e alternativas; Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6021-organofosforados.html. Acesso em 16 de novembro de 2019.