amigdalina-laetrile

Amigdalina: Anti-câncer, porém venenosa


A amigdalina (amigdalin) ou Laertrile foi isolada em 1950 pelo bioquímico Dr. Ernst T. Krebs, Jr depois de muitos anos de pesquisa. A vitamina B17 (nome não oficial dado pela sua semelhança com a vitamina B12) é uma substância vegetal encontrada naturalmente em castanhas e sementes de diversas frutas, especialmente no damasco, pêssego, nozes e também (em menor quantidade) nas sementes de maçã e ameixa..

A vitamina B17 também serve para melhorar a saúde em geral, aumentar os níveis de energia e bem-estar e desintoxicar e limpar o organismo.

damasco

Figura 1. Fruta de damasco.

ESTUDOS CIENTÍFICOS E MECANISMO DE AÇÃO. 

A amigdalina demonstrou atividade anticancerígena em dois estudos de laboratório patrocinado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI) no final dos anos 1980. Quando administrada com enzimas específicas denominadas glicosídeos, isto é, as enzimas glicosídicas liberaram cianeto de amigdalina, matou as células cancerígenas cultivadas em laboratório. Contudo, o cianeto também danificou as células saudáveis.

Outro estudo afirmou que amigdalina desacelerou o crescimento do câncer em animais e ajudou tumores a parar de se espalhar para os pulmões. Entretanto, repetidos estudos não conseguiram mostrar resultados semelhantes, de modo que o tratamento ainda não pôde ser aprovado.

amigdalina-laetrileFigura 2. Estrutura molecular de Amigdalina e Laetrile.

A vitamina B-17 é composta de duas moléculas de açúcar: uma de ácido cianídrico e outra de benzaldeído. No organismo, as duas moléculas de açúcar são separadas no fígado pela enzima beta glucosidase e são substituídas pelo ácido glicurônico.

O resultado disso é uma toxicidade seletiva para as células cancerígenas e uma não toxicidade relativa para as células cancerígenas e uma não toxicidade relativa para as células normais porque a enzima glicuronidase – a que separa os ácidos glicurônicos – é alta em células cancerosas e baixa em células normais.

Uma vez que o ácido glicurônico é separado, o restante do benzaldeído solta espontaneamente a cianida, que é tóxica para as células cancerosas. (parte deste texto foi extraído da página http://www.palavrademedico.kit.net/ de responsabilidade do Médico Ortomolecular Dr. Rogério Alvarenga)

Resumindo, as bactérias digestivas, bem como as enzimas dos alimentos consumidos, quebram o laetrile e liberam cianeto, um tipo de veneno que ataca as células cancerígenas. Desta forma, dentre os efeitos colaterais que podem ocorrer incluem:

  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Falta de oxigenação para os tecidos do corpo;
  • Queda na pressão sanguínea;
  • Dano nos nervos, perda de equilíbrio e dificuldades de locomoção.

Mas não se preocupe, comer algumas sementes de maça sem querer não pode lhe matar pois a quantidade do composto é muito pequena, seria necessário comer uma quantidade grande de sementes (como umas 40) para faze-lo passar mal.

Devido à falta de evidências científicas sobre a efetividade da laetrina e em decorrência dos graves efeitos colaterais que ela causa, a venda e o uso da laetrile não é autorizada pela União Europeia (UE) e pela FDA nos Estados Unidos (Food and Drug Administration).

Referências

O Funcionamento da Vitamina B-17, Amigdalina ou Laetrile. Disponível em: <http://espacodosol.com/blog/?p=6710>.  Acesso em: 05/04/2015.

PROPRIEDADES DA VITAMINA B17 E AMIGDALINA CONTRA O CÂNCER. Disponível em: <http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/propriedades-vitamina-b17-amigdalina-cancer.html>. Acesso em: 05/04/2015.

Ineffective Anti-Cancer Remedies: Laetrile Amigdalina B17. Disponível em: <http://www.diseaseproof.com/archives/cancer-ineffective-anticancer-remedies-laetrile-amigdalina-b17.html>. Acesso em: 05/04/2015.