asda

A química do batom e as precauções da sua utilização


 

Quando se pergunta a uma mulher os objetos que tem na bolsa, todas terão pelo menos uma resposta em comum, o batom.

O nome batom é de origem francesa e significa bastão, sendo utilizado desde o antigo Egito pelas mulheres para realçar a cor dos lábios. Já foi chamado de “púrpura Tyr” e sua pigmentação vermelha era dada a partir do óxido de ferro. Possui em sua composição:

– Álcool cetílico: que atua como solvente.

– Óleos: são utilizados alguns tipos de óleos, como o mineral e o vegetal. A manteiga de cacau pode ser utilizada em conjunto com os óleos.

– Ceras: é utilizada uma combinação de três tipos de cera. A cera de carnaúba, canelila e de abelha.

A cera de carnaúba é uma cera vegetal difícil de ser extraída e, portanto, é mais cara que as outras. Por conta disso, batons que possuem uma maior quantidade desse tipo de cera, possuem um preço mais alto.

– Corantes e pigmentos: são utilizados para dar a coloração do batom. Os pigmentos podem ser extraídos de plantas ou podem ser misturas de produtos químicos.

A proporção desses componentes depende de qual tipo de batom se quer obter, por exemplo, para o batom matte, são adicionadas altas concentrações de cera e pigmento, com baixas concentrações de óleo, já para os mais cremosos a concentração de cera é menor que a concentração de óleos.

Há também a presença de chumbo, que é um metal bastante tóxico ao ser humano em doses altas. Por isso deve ser adicionado em pequenas quantidades para não trazer malefícios á saúde. Estudos recentes mostram que as marcas de cosméticos estão adicionando outros metais, o que preocupa especialistas. A preocupação começou quando o FDA, um órgão federal que regulamenta alimentos e drogas, fez um estudo e encontraram traços de chumbo em 400 batons. Apesar de ter uma quantidade bem pequena (um pouco mais de 1ppb), o chumbo tende a se acumular no organismo e causar problemas.

Referências:

  1. História de tudo.

História do batom.<http://www.historiadetudo.com/batom> Acesso em 25 de julho de 2017

  1. Compartilhando a Química

Batons e sua química. <http://pibidquimicaufjf.blogspot.com.br/2013/09/batons-e-sua-quimica.html> Acesso em 25 de julho de 2017

  1. PIBID e o Ensino de Química.

A QUÍMICA DO BATOM. < http://quipibid.blogspot.com.br/2015/05/a-quimica-do-batom.html> Acesso em 25 de julho de 2017

4. Folha de São Paulo.

Nível de metais em batom é maior do que se pensava. <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/09/1338326-nivel-de-metais-em-batom-e-maior-do-que-se-pensava.shtml> Acesso em 25 de julho de 2017

Referência da imagem:

< http://umaquimicairresistivel.blogspot.com.br/2011/05/> Acesso em 25 de julho de 2017