Cientistas dos EUA encontraram altos níveis de ouro nos esgotos americanos, como disse uma das autoras do estudo Kathleen Smith da US Geological Survey (USGS): “O ouro que encontramos foi no nível de um depósito mineral mínimo”.
Especulasse que o esgoto americano teria resíduos equivalente a R$ 40 milhões, e que a cada ano sete milhões de toneladas de resíduos sólidos saiam das estações de tratamento de esgoto dos Estados Unidos por ano.
Fig.1: Metais presentes em produtos de higiene se misturam as fezes do esgoto.
Os pesquisadores dizem que querem recolher metais valiosos que poderiam ser vendidos, incluindo alguns dos metais tecnologicamente mais importantes, como o vanádio e cobre, usados na fabricação de telefones celulares, computadores e ligas.
Por meio do estudo, entendesse que os dejetos contendo esses metais são canalizados e passam para as estações de tratamento, tais como ouro, prata, paládio e vanádio.
Fig.2: Estudo mostra partículas de ouro e chumbo em esgoto.
A equipe utilizou substâncias químicas, chamadas de lixiviados, que é utilizado pela mineralização industrial para se extrair metais de rochas. No entanto, alguns lixiviados podem prejudicar o meio ambiente por meio de vazamento ou descarte incorreto. Mesmo assim, a equipe do estudo afirma que o processo sendo feito em um local de segurança, haveria sucesso na extração.
REFERÊNCIAS
Cientistas dos EUA tentam extrair ouro de fezes em esgoto. Disponível em: <http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/cientistas-dos-eua-tentam-extrair-ouro-de-fezes-em-esgoto-24032015>. Acessado em 04 de maio de 2015.
Cientistas dos EUA tentam extrair ouro de fezes em esgoto. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/mundo-insolito/2015-03-24/cientistas-dos-eua-tentam-extrair-ouro-de-fezes-em-esgoto.html>. Acessado 04 de maio de 2015.
Cientistas dos EUA tentam extrair ouro de fezes em esgoto. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/03/150324_fezes_ouro_lab>. Acessado em 04 de maio de 2015.