Dia 12 de fevereiro de 2014 começou a rodar na linha 075 (Campus do Pici – Unifor) um veículo de transporte coletivo de passageiros (ônibus) que chama atenção por se diferenciar dos demais veículos do sistema integrado de transporte de Fortaleza (SIT-FOR) pela cor. Porém, deve-se ressaltar que, bem mais que a cor esse veículo carrega, uma novidade para o passageiro que enfrenta o transporte público de Fortaleza todo dia, ele possui um motor que combina baterias elétrica e ciclo diesel, essas baterias podem funcionar isoladas ou simultaneamente junto ao motor a diesel, garantindo assim uma redução de 35% de combustível e uma menor emissão de gases poluentes.
Entendendo o funcionamento das baterias
O motor elétrico é responsável pela tração nas rodas, e trabalha com um motor extra (motor a diesel) responsável este último pela energia necessária para movimentar o veículo. O motor a diesel opera sempre em rotação constante, sendo assim aumenta a capacidade de fornecimento de energia. O veículo é dotado de um conjunto de baterias que realizam uma série de reações químicas simultâneas para armazenar e fornecer energia quando necessário. Quando o veículo desse tipo é ligado, primeiro se faz uso do motor elétrico e, enquanto isso, o motor a diesel chega ao seu “ponto ideal” de rotação e assim permanecerá até o veículo ser desligado novamente. Nessa etapa, entra o auxílio do motor com uma série de baterias para fornecer energia suficiente capaz de suprir excessos de uso do veículo acima do “ponto ideal”.
De acordo com o fabricante (Volvo), a maior vantagem do Hibribus está no quesito sustentabilidade. O ônibus emite até 90% menos substâncias nocivas ao meio ambiente que os equipados totalmente com motor a diesel da classe Euro 3 e 50% menos que os da classe Euro 5. A partida do veículo é dada exclusivamente com o motor elétrico, que continua em funcionamento até o ônibus atingir 20 Km/h. Quando há paradas em pontos de ônibus, engarrafamentos ou semáforos, o bloco de motores convencionais é parcialmente desligado e o elétrico mantém em funcionamento os sistemas auxiliares, como luzes, o ar-condicionado e os letreiros.
Além de mais confortáveis que os ônibus convencionais que rodam na nossa cidade, o veículo Híbrido possui a aceleração controlada eletronicamente, evitando aqueles trancos tão incômodos e constantes, adicionando-se também um quesito muito importante que evita tanto o estresse do passageiro, quanto do motorista, o fator acústico que tem a maioria de ruídos diminuídos por conta da junção elétrica/diesel.
Se você ainda não conferiu esta novidade, basta, como dito no início, utilizar a linha Campus do Pici/UNIFOR e desfrutar dessa novidade tecnológica. Lembrando que o ônibus híbrido encontra-se em teste e não é garantido sua permanência na capital cearense, pois esse veículo segue padrões de Curitiba, capital do Paraná, que já possui 30 exemplares circulando em linhas normais. Além de tudo isso, atentem-se paro o fato de que o embarque é invertido sendo realizado pela porta dianteira do veículo e, novamente, um grande e chamativo fator é cor, esse veículo é verde chamando a atenção para a questão meio ambiente.
Abaixo encontra-se o site da Etufor, gestora do transporte coletivo na capital de fortaleza, lá você poderá encontrar os horários desse veículo híbrido e mais informações sobre o transporte coletivo na capital cearense.
http://www.fortaleza.ce.gov.br/etufor
Referências:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/02/13/noticiasjornalcotidiano,3205914/hibribus-comeca-a-circular-na-capital.shtml
http://www.redetec.org.br/inventabrasil/mtorhib.htm
Anexos:
1.http://www.fortalbus.com/2014/02/fortaleza-onibus-hibrido-inicia.html
2. http://meutransporte.blogspot.com.br/2012/06/hibribus-onibus-hibrido-eletrico-de.html
Acessado em 21/01/2014