1

QUINTERESSANTE! Cientistas usam um liquidificador para produzir grafeno


O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, a grafite, os nanotubos de carbono e fulerenos. O grafeno de alta qualidade é muito forte, leve, quase transparente, um excelente condutor de calor e eletricidade. É o material mais forte já demonstrado, consistindo em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões.

1

 Fig. 1: Grafeno: como uma rede de arame onde cada ponto é um átomo de carbono

Cientistas do Reino Unido, equipe liderada por Jonathan Coleman do Trinity College Dublin, produziram o grafeno a partir do mais prosaico dos eletrodomésticos: um liquidificador.

“No laboratório, produzimos alguns gramas. Entretanto, quando aumentarmos a escala, toneladas serão produzidas”, afirmou em entrevista ao Business Insider Jonathan Coleman, especialista em física química e co-autor da pesquisa publicada semana passada no site da Nature Materials, reconhecida publicação da área de Ciência.

No experimento, os pesquisadores misturaram em alta velocidade uma amostra de grafite e um líquido esfoliante. A força gerada pelas lâminas do aparelho separou o grafite em camadas de grafeno sem afetar a estrutura bidimensional da última substância. Assim, os cientistas obtiveram pequenas folhas de grafeno com aproximadamente um nanômetro de espessura e 100 nanômetros de comprimento que ficaram em suspensão no líquido batido.

Ingredientes : um litro de água, 10-25 mililitros de detergente de lavar louça e 20-50 gramas de pó de grafite (que você pode encontrar em lápis).

Passo 1 : Adicione todos os ingredientes em um de alta potência (400 watts) liquidificador de cozinha.

Passo 2 : Ligue o liquidificador por 10-30 minutos.

O novo método descoberto pelos cientistas pode abrir uma nova fase na exploração da substância, que deve estar presente na próxima geração de baterias, telas e computadores. No começo do mês, a Samsung já havia anunciado uma técnica que permitiria a substituição do silício pelo grafeno no gadgets do futuro. Até junho, um centro de pesquisas focado em grafeno deve ser inaugurado em São Paulo pela Universidade Mackenzie.

Observação: Depois que utilizar o liquidificador, ele não poderá mais ser usada para comidas.

Referências