Química no Cotidiano: Consumo de Bebidas Alcoólicas


No começo deste mês de março, passamos pelo período festivo mais influente da cultura brasileira, o Carnaval. Tal festa é marcada por diversão, descontração e curtição, mas um dos agentes que proporciona isso são as bebidas alcoólicas, sendo essas uma mistura de diversas soluções com o álcool comercial, que é o etanol.

A ingestão dessa solução alcoólica acarreta muitas sensações para o corpo, sendo algumas delas o relaxamento, a euforia e o entusiasmo, mas dependendo da quantidade ingerida essas soluções alcoólicas podem causar danos ao corpo.

Todos os efeitos das bebidas alcoólicas se dão a partir da absorção das moléculas de etanol pelo organismo. Tal fenômeno começa pela a mucosa bucal e por outros tecidos até chegar ao estômago, onde cerca de 75% do álcool ingerido é absorvido e lançado na corrente sanguínea. Quando cai na corrente sanguínea, o álcool se espalha por todos os órgãos afetando de forma peculiar a cada um deles. Assim, a eliminação do álcool absorvido é crucial. Para isso, temos a participação efetiva do fígado, que é responsável pela metabolização do álcool; os produtos de tal processo são o gás carbônico e a água. O álcool é convertido em moléculas menores para que seu descarte seja mais fácil e mais rápido pelo organismo.

O desvanecimento do efeito do álcool demora devido ao fato de que a atividade biológica do fígado ser limitada, mas constante, tendo a capacidade de metabolizar cerca de 14 mg de álcool por hora, sendo essa quantidade muito pequena diante do fato que uma pessoa chega a ingerir quase que dez vezes esse valor no mesmo período de tempo.

Diante das várias limitações do corpo em evitar problemas com bebidas alcoólicas, como vômitos, desmaios e até coma, devemos moderar a quantidade de álcool ingerido, para que assim possamos curtir qualquer festa sem maiores problemas ou danos nosso corpo.

 

Equações que representam a oxigenação do álcool pelo organismo humano:

2C2H6O + O2 → 2C2H4O + 2H2O

2C2H4O + O2 → 2C2H4O2

C2H4O2 + 2O2 → 2CO2 + 2H2O

 

Disponível em:

<http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/acao-e-efeitos-do-alcool/>

<http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-alcool-age-no-corpo>

<http://quimicasemsegredos.com/o-alcool-no-organismo.php>

Acesso em: 06 de mar. de 2014.