O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras e irregulares na pele, em especial na região do rosto. Na maior parte dos casos, atinge mulheres na faixa etária entre 20 e 50 anos, apesar de que também seja possível a ocorrência em homens. Embora a causa exata desse problema ainda seja desconhecida, existem determinados fatores que aumentam os riscos de desenvolvimento dos sintomas, tais como predisposição genética, hormônios e exposição ao sol sem proteção adequada. Alguns dos fatores citados não podem ser modificados, como é o caso da predisposição genética. Contudo, com relação aos outros, algumas observações devem ser levadas em consideração.
A questão hormonal está relacionada, principalmente, ao hormônio estrogênio (Figura 01). Isso ajuda a explicar o porquê do melasma ser tão comum entre mulheres. Lembrando que o uso de pílulas anticoncepcionais e a gravidez também estão ligados a esse fator, pois ambos provocam alterações hormonais.
No que se refere à exposição solar, este aspecto está diretamente ligado às células denominadas de melanócitos, responsáveis pela produção do pigmento da pele, a melanina. Como a luz ultravioleta estimula os melanócitos, mais melanina é produzida, o que facilita o surgimento das manchas.
Já existem tratamentos capazes de clarear as manchas provocadas pelo melasma e, até mesmo, removê-las. Contudo, como esse problema ainda não tem cura, essas manchas podem voltar. Por isso, é de fundamental importância à utilização diária de filtros de proteção solar, bem como de sua reposição durante o dia. Além disso, como o melasma torna a pele mais sensível, a qualidade dos produtos aplicados sobre ela (maquiagem, por exemplo) é outro fator importante, visto que irritações agravam o problema.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Minha Vida. Melasma: o que é, sintomas, tratamentos e causas. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/melasma>. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.
Portal do Melasma. Anticoncepcional e melasma: qual a relação? Disponível em: <http://portaldomelasma.com.br/anticoncepcional-e-melasma/>. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.
Só Delas. Anticoncepcional pode ou não dar melasma? Conversamos com um especialista para saber! Disponível em: <https://www.sodelas.com.br/noticia/anticoncepcional-pode-causar-melasma-veja-a-relacao-do-contraceptivo-com-manchas-no-rosto>. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.
Controle da EP. Amor e Química. Disponível em:< http://controleejaculacao.com.br/amor-e-quimica/>. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.
CAROLINE, F. Melasma, o que fazer e como tratar. Meu tratamento! Disponível em: <https://www.fernandacaroline.com/melasma-o-que-fazer-e-como-tratar-meutratamento/>. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.