Ainda em ritmo de começo de semestre, acreditamos que muitos alunos ainda acham difícil o curso de Química principalmente pelo fato de que o grande volume de conteúdo teórico não é acompanhado pelas aulas práticas, tornando mais difícil a visualização da química no cotidiano. Pensando nisso, muitas ferramentas computacionais de ensino de Química foram e estão sendo desenvolvidas para que a Química seja mais compreendida pelos discentes. O objetivo principal desta postagem é apresentar os principais softwares oferecidos pelo Departamento de Química da Universidade Federal do Ceará.
O primeiro deles é o de Soluções Químicas. Soluções sempre serão um grande problema para os alunos porque todas as unidades e diluições sempre causam a maior confusão. Esse software fala um pouco sobre o que são as soluções, as unidades de concentração mais utilizadas e as propriedades coligativas das mesmas, que são os efeitos que solutos não voláteis causam sob as propriedades físicas de solventes. Esse software ajuda na melhor compreensão de alguns assuntos das disciplinas de Química Geral I e II e um pouco em Química Analítica I. Sendo que toda vez que você precisar de uma revisão rápida de soluções, ele vai te auxiliar.
Figura 1. Software de Soluções Químicas.
O próximo software é de Ressonância. O assunto de ressonância pode ser bem mais entendido com o uso desse software uma vez que ele mostra em passos detalhados cada estrutura de ressonância de um determinado composto. Assim, o mesmo auxilia bastante na disciplina de Orgânica I e ajuda a fazer uma revisão rápida de ressonância para que a mesma possa ser usada como artifício em Orgânica II. O software mostrado da Figura 3 é um simulador de um polarímetro. A polarimetria é uma técnica bastante usada na indústria para a determinação e quantificação de compostos em uma amostra, onde a medida do desvio óptico da luz plano polarizada ajuda a quantificar uma determinada substância em uma amostra. A técnica de polarimetria é estudada na disciplina de Físico-Química II prática e a teoria é explorada na disciplina de Orgânica I. Portanto, este software ajuda bastante os alunos com os cálculos e as aplicações da técnica e com o desempenho nas disciplinas.
Figura 2. Software de Ressonância.
Figura 3. Software de Polarímetro Virtual.
O software de Estequiometria é um dos mais fundamentais e importantes uma vez que este assunto é utilizado em todas as áreas da Química. O modo de apresentação dos dados no programa ajuda com que o discente tenha um melhor entendimento da eterna frase de Lavoisier, de que “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.
Figura 4. Software de Estequiometria.
O próximo software é o de Cinética Química. O assunto de Cinética Química também está presente em todas as áreas da Química uma vez que a velocidade com que as reações acontecem na natureza é de extrema importância tanto para procedimentos laboratoriais, industriais e até mesmo ambientais. E por fim, mas não menos importante, o software de Forças Intermoleculares que é bastante completo, uma vez que além de explicar toda a parte teórica por trás do assunto, também dá diversas aplicações na vida real.
Figura 5. Software de Cinética Química.
Figura 6. Software de Forças Intermoleculares.
É sempre importante ressaltar que a Química é de fato uma Ciência Central, pegando um pouco a frase do autor Theodore L. Brown, e que sempre existirão pesquisadores e alunos desenvolvendo ferramentas novas de estudo de Química. Por isso, nada de desanimar com o curso, mantenham-se firmes e fortes. Outra coisa, sempre que utilizarem os softwares, não esqueçam de avaliar e dar sugestões, afinal, críticas positivas sempre são bem vindas. Por fim, Bem vindos ao mundo da Química!
Todos os softwares podem ser acessados pelo link: www.quimica.ufc.br/gdfceq
Referências
Grupo de Desenvolvimento de Ferramentas Computacionais para o Ensino de Química. Disponível em <http://www.quimica.ufc.br/gdfceq>. Acesso em: 03/04/2015.