Em junho de 2013, o povo brasileiro se mobilizou e foi às ruas para protestar, buscando melhorias em diversos segmentos sociais, dentre eles, destaca-se o segmento educacional. As irregularidades das obras para a Copa do Mundo de 2014, mediante o grandioso investimento para a realização destas, foram o estopim para a ocorrência dos protestos em larga escala no país. Neste ano (2014), os protestos de 2013 obtiveram baixíssima visibilidade e aderência em relação ao ano anterior, entretanto, “despertaram” grande parte da população brasileira para debates mais intensos acerca da política do país.
Em outubro de 2014, os brasileiros estão em processo de escolha de parte de seus representantes políticos e os intensos debates gerados pela conscientização das manifestações do ano anterior vem ocasionando uma maior discussão política acerca das propostas dos candidatos, principalmente acerca das propostas dos candidatos à presidência. No dia 26 de outubro, ocorrerá o segundo turno das eleições para presidência e apenas dois candidatos irão disputar o cargo: a candidata Dilma Rousseff, integrante do PT (Partido dos Trabalhadores) e atual presidente do país e, o candidato Aécio Neves, integrante do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).
O tema educação possui enorme relevância para a ascensão de um país, portanto, serão apresentadas abaixo uma explanação das principais propostas dos candidatos à presidência neste âmbito, como forma de esclarecimento para os eleitores.
O candidato Aécio Neves, do PSDB, possui grande parte de suas propostas educacionais voltadas para a restauração do Ensino Básico (Fundamental e Médio). Dentre as principais propostas do candidato apresentam-se: a implantação da escola em tempo integral; Projetos educacionais que visem aproximar a escola e a família dos estudantes; a melhoria dos salários de educadores, como forma de incentivo ao trabalho; a implantação de maiores quantidades de recursos tecnológicos que auxiliem o ensino (modernização dos equipamentos escolares); a eliminação de ensino noturno para jovens que não trabalham; o estabelecimento de uma Base Nacional Comum, como forma de orientar e objetivar as bases do ensino e o aprimoramento de programas já existentes, como o PRONATEC e o vestibular ENEM. Além disso, para o ensino privado, o candidato apresenta propostas de manutenção de investimentos em intercâmbios científicos e culturais e de garantia da autonomia plena às universidades. O candidato pretende ainda destinar 10% do PIB do país para a educação.
A candidata e, atual presidente, Dilma Rousseff apresenta propostas de continuidade aos projetos educacionais desenvolvidos durante os últimos doze anos no país. A candidata visa transformar a qualidade do ensino que, até então, passava por um período de democratização do acesso a todos os níveis. Dentre as propostas mais relevantes, destacam-se: a efetivação do PNE (Plano Nacional de Educação). O PNE trata-se de uma lei federal que visa o estabelecimento de diretrizes, metas e estratégias para o melhoramento do ensino, as quais deverão servir de base para os planos estaduais e municipais vigentes. As principais metas do PNE englobam investimentos tecnológicos na educação, melhoramento do piso salarial dos educadores, melhoria da taxa de escolaridade média dos brasileiros, etc. Além disso, a candidata apresenta propostas para ampliar o atendimento em creches, universalizando a educação infantil, para ampliar e qualificar as redes de educação em tempo integral, com o objetivo de atingir-se 20% da rede pública ao final do mandato, para oferecer cerca de 100 mil bolsas para o Programa Ciências Sem Fronteiras até 2018, para melhoria nos salários e na formação dos educadores e para fazer uma mudança curricular e de gestão nas escolas. A candidata pretende efetivar todas as propostas educacionais estabelecidas, a partir dos fundos já disponíveis à educação somados, gradativamente, à 75% dos investimentos provindos dos royalties de petróleo e à 50% dos excedentes em óleo do pré-sal.
Esta breve explanação das principais propostas educacionais apresentadas pelos candidatos deve ser um incentivo para que os eleitores busquem conhecer bem os candidatos, visto que um deles estará à frente do Brasil pelos próximos quatro anos. Portanto, votem conscientemente, pois o futuro do país está em suas mãos!
Ref.[1]: < file:///C:/Users/Win7/Downloads/proposta_governoaecioneves%20(1).pdf> Acesso em 14 de outubro de 2014.
Ref.[2]: < file:///C:/Users/Win7/Downloads/Prog-de-Governo-Dilma-2014%20(1).pdf> Acesso em 14 de outubro de 2014.