Atualmente o estado de São Paulo passa por uma crise no abastecimento de água, segundo dados do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), essa é considera a pior desde 1969. Essa seca é um reflexo da falta de chuvas no período de Janeiro a Junho, sendo esse período cotado como o período chuvoso com precipitação media de 600 milímetros de chuva, sendo computados menos da metade do volume previsto para o período. Devido à escassez de chuvas esse ano, o principal sistema de abastecimento de água do estado de São Paulo, sistema Cantareira, está sofrendo com os baixos níveis de água. O sistema Cantareira é composto por seis barragens, que somam um volume total de 1,165 trilhões de litros d’água com sua capacidade total, mas devido o problema atual, o sistema Cantareira encontrasse com um nível alarmante de apenas 3,6% da sua capacidade disponível para o abastecimento do estado.
Segundo associações ambientalistas o sistema Cantareira está passando por essa situação não apenas pelo fato da escassez de água, mas também pelo grande volume de água que é desperdiçado devido vazamentos nas tubulações que distribuem água pelo estado, esse desperdício chega a ser de aproximadamente 900 milhões de litros d’água por ano.
Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Metereologia (INMET), a previsão de chuva para o ano de 2015 não é muito agradável para a situação que São Paulo está sofrendo, pois devido às pequenas alterações medidas pelo estudo o instituto prever que a estiagem pode se prologar causando maiores problemas no abastecimento do estado.
Em resposta as criticas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), diz que as medidas de racionamento estão sendo eficazes e que esta em estudo novas soluções para o problema.
Referências:
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/seca-em-sp-deve-continuar-em-2015-diz-cientista
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/10/mesmo-com-chuva-niveis-do-cantareira-registram-nova-queda.html
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1534872-sistema-cantareira-chega-a-36-de-sua-capacidade-de-armazenamento.shtml
http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/05/16/seca-atual-em-sao-paulo-e-a-maior-em-45-anos-mostram-dados-da-usp.htm