Vazamento de água do sistema de abastecimento urbano da cidade de São Paulo.

Crise de abastecimento de água em São Paulo.


           Atualmente o estado de São Paulo passa por uma crise no abastecimento de água, segundo dados do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), essa é considera a pior desde 1969. Essa seca é um reflexo da falta de chuvas no período de Janeiro a Junho, sendo esse período cotado como o período chuvoso com precipitação media de 600 milímetros de chuva, sendo computados menos da metade do volume previsto para o período. Devido à escassez de chuvas esse ano, o principal sistema de abastecimento de água do estado de São Paulo, sistema Cantareira, está sofrendo com os baixos níveis de água. O sistema Cantareira é composto por seis barragens, que somam um volume total de 1,165 trilhões de litros d’água com sua capacidade total, mas devido o problema atual, o sistema Cantareira encontrasse com um nível alarmante de apenas 3,6% da sua capacidade disponível para o abastecimento do estado.

Visão do Sistema Cantareira antes e depois da crise de água.

Visão do Sistema Cantareira antes e depois da crise de água.

      Segundo associações ambientalistas o sistema Cantareira está passando por essa situação não apenas pelo fato da escassez de água, mas também pelo grande volume de água que é desperdiçado devido vazamentos nas tubulações que distribuem água pelo estado, esse desperdício chega a ser de aproximadamente 900 milhões de litros d’água por ano.

Vazamento de água do sistema de abastecimento urbano da cidade de São Paulo.

Vazamento de água do sistema de abastecimento urbano da cidade de São Paulo.

      Segundo estudos do Instituto Brasileiro de Metereologia (INMET), a previsão de chuva para o ano de 2015 não é muito agradável para a situação que São Paulo está sofrendo, pois devido às pequenas alterações medidas pelo estudo o instituto prever que a estiagem pode se prologar causando maiores problemas no abastecimento do estado.
Em resposta as criticas a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), diz que as medidas de racionamento estão sendo eficazes e que esta em estudo novas soluções para o problema.

Referências:

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/seca-em-sp-deve-continuar-em-2015-diz-cientista
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/10/mesmo-com-chuva-niveis-do-cantareira-registram-nova-queda.html
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1534872-sistema-cantareira-chega-a-36-de-sua-capacidade-de-armazenamento.shtml
http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/05/16/seca-atual-em-sao-paulo-e-a-maior-em-45-anos-mostram-dados-da-usp.htm