WhatsApp Image 2020-03-09 at 09.41.32

Conheça quatro ferramentas que gerenciam referências para trabalhos acadêmicos


O objetivo das referências bibliográficas é mostrar para o leitor o embasamento teórico-científico do autor e ajudá-lo a encontrar determinadas informações presentes no trabalho. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece normas e convenções para a transcrição e apresentação de informações no documento e orienta a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de trabalhos acadêmicos. No entanto, escrever manualmente todas as referências de um trabalho, seja ele artigo, tese, dissertação ou TCC, acaba tornando-se uma tarefa difícil. Conheça agora quatro ferramentas que te ajudarão na preparação e organização de referências bibliográficas do seu trabalho.

  1. Menthor

O Menthor é totalmente gratuito e foi criado exatamente para gerar referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT.

Figura 1: Reprodução/ Tairone Lessa

Figura 1: Reprodução/ Tairone Lessa

Na ferramenta, o usuário ainda pode selecionar qualquer uma das três opções de categoria de referências como de livros, artigos e sites. Para salvar a referência, de acordo com as normas da ABNT, é necessário inserir os dados essenciais do trabalho.

  1. EndNote X9

O EndNote é outra opção de gerenciador de referências, bastante utilizado em instituições de pesquisa que possuem licença paga. O software também possui uma versão web, na qual a ferramenta ajuda na colaboração online e organização de listas de publicações.

Figura 2: Reprodução/ EndNote https://endnote.com

Figura 2: Reprodução/ EndNote https://endnote.com

Além disso, o EndNote permite que o usuário pesquise centenas de recursos online em busca de referências e PDFs, como também, criar regras para organizar automaticamente as referências e acompanhar as alterações e visualizações de atividades dos colegas em bibliotecas compartilhadas.

  1. Mendeley

Desenvolvido pela Elsevier, o Mendeley é um gerador de referências gratuito onde além de gerar bibliografias automaticamente, ele é uma rede social acadêmica que pode ajudar pesquisadores a colaborarem com outras pessoas online e descobrir pesquisas mais recentes.

Figura 3: Reprodução/ Tairone Lessa

Figura 3: Reprodução/ Tairone Lessa

O gerador de referências do Mendeley funciona também como um plugin para Microsoft Word, mas é necessário a instalação do programa. O sistema de importação de citações e referências é simples e segue as normas da ABNT. No entanto, qualquer referência que não esteja na biblioteca do aplicativo ou que seja mais moderna, como vídeos no YouTube, sites etc., exige grandes intervenções do usuário.

  1. Zotero

O Zotero é outra ferramenta gratuita, assim como o Mendeley, que gerencia referências bibliográficas. Além disso, o usuário pode coletar, organizar, citar e compartilhar pesquisas dentro do software, que também detecta automaticamente pesquisas da web.

Figura 4: Reprodução/ Zotero   https://www.zotero.org/

Figura 4: Reprodução/ Zotero https://www.zotero.org/

O software pode indicar citações nos textos, criar bibliotecas e importar informações de trabalhos acadêmicos e artigos científicos de bases de dados. A ferramenta também está adequada à ABNT e permite criar instantaneamente referências e bibliografias para qualquer editor de texto e diretamente no Word.

Bibliografia:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

Conheça os melhores aplicativos para gerenciar referências bibliográficas de sua pesquisa. Publicado pelo canal Fábio Portela – Mentor Acadêmico. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M-UjjPmro2o. Acesso em 01 mar. 2020.

Gerenciadores de Referências Bibliográficas. Publicado pelo canal NUTEDS – UFC. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OoFYLzxXtlM. Acesso em 01 mar. 2020.