Quando se quer saber a causa de determinadas doenças, o médico possivelmente pedirá para o paciente realizar uma série de exames de imagem como a ressonância magnética. Mas como funciona esse exame em específico?
A Ressonância Magnética por Imagem (sigla em inglês MRI) mostra partes do corpo que não podem ser vistas, por exemplo, por raios-X, tomografia e ultrassom. Articulações, cartilagem, ligamentos, músculos e tendões são algumas dessas regiões. O MRI também pode ser usado para diagnóstico de derrames, aneurismas e tumores.
Figura 1: RMI craniana.
No equipamento de ressonância há um grande imã no qual é aplicado um campo magnético de alta intensidade em uma região do corpo do paciente. Os sinais obtidos pelo aparelho são referentes às interações do campo magnético com os prótons dos átomos de hidrogênio presentes nos tecidos do nosso corpo.
Figura 2: Equipamento de ressonância.
As propriedades físicas do próton responsáveis pelo funcionamento da técnica são o spin e o momento magnético. O spin está relacionado com a rotação dessa partícula em torno do seu próprio eixo (algo análogo ao movimento de rotação da terra). Como o próton é uma carga elétrica e está em movimento, ele irá gerar um campo magnético associado a este movimento. Esse campo gerado faz com que o próton aja como se fosse um pequeno imã, que irá interagir e se alinhar com o campo magnético aplicado pelo equipamento.
Figura 3: Ilustração do momento magnético do próton.
Quando o equipamento é desligado, os spins dos prótons voltam ao seu estado natural. O retorno a esse estado gera sinais que são captados e traduzidos em imagens através do computador. Como os prótons presentes em diferentes tecidos voltam a esse estado em velocidades diferentes, esses intervalos de diferença permitem distinguir um tecido do outro, assim como entre um tecido saudável e um danificado.
FIGURAS:
JORNAL BRASILEIRO DE ARRITMIAS CARDÍACAS. Ressonância magnética em pacientes portadores de marcapasso. <http://www.relampa.org.br/detalhe_artigo.asp?id=781> Acesso em 25/07/2018.
AGENDA CAPITAL. Banco do Brasil doa equipamento de ressonância magnética para hospital da criança. <http://agendacapital.com.br/banco-do-brasil-doa-equipamento-de-ressonancia-magnetica-para-hospital-da-crianca/> Acesso em 25/07/2018.
TÉCNICO EM RADIOLOGIA. Spin e o Momento Magnético. <http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/index.php/ressonancia-magnetica/principios-fisicos-resso/spin-e-o-momento-magnetico> Acesso em 25/07/2018.
REFERÊNCIAS
LIVE SCIENCE. What is an MRI (Magnetic Resonance Imaging). <https://www.livescience.com/39074-what-is-an-mri.html> (Acesso em 24/07/2018)
Mazzola A. A. Princípios Físicos da Ressonância Magnética. <http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/images/documentos/Principios_fisicos_da_ressonancia_magnetica.pdf> Acesso em 25/07/2018.