QUINTERESSANTE! Baterias biodegradáveis com potencial uso em implantes médicos.


Atualmente, cada vez mais os avanços científicos e tecnológicos nas áreas bio vêm sendo desenvolvidos por cientistas ao redor do planeta e, consequentemente, a sociedade vem sendo esclarecida quanto às vantagens dessa vertente científica, tanto para nós, humanos, e animais, quanto para o meio ambiente como um todo.

Nesta semana no Quinteressante! trouxemos  uma nova categoria de produtos biodegradáveis: os eletrônicos biodregadáveis. Eles representam uma classe emergente de tecnologia com o potencial de promover avançadas funções para a funcionalidade de semicondutores em implantes biomédicos. Aqui trataremos dessa tecnologia atuando como potenciais baterias biodegradáveis para esses dispositivos.

O principal atributo desses eletrônicos temporários é desaparecer, inteiramente ou em parte, de maneira controlada após seu período de uso. Suas potenciais aplicações incluem sensores ambientais que produzem zero resíduo, dispositivos para computadores e implantes biomédicos temporários. No caso deste último, são desenvolvidos usando materiais solúveis em água que sejam biocompatíveis e inertes no corpo, de modo a assistir ou monitorar um evento biológico no organismo, como uma cicatrização. Fontes biodegradáveis de energia são essenciais para esses dispositivos, reduzindo o risco para pacientes, caso a bateria de seu marca-passo, por exemplo, extravase pelo corpo.

O estudo mostrou que os níveis de corrente e tensão podem ser alcançados para alimentar dispositivos reais de importância prática para dispositivos eletrônicos biodegradáveis. Futuros desenvolvimentos podem incluir espessura ou tratamento na superfície, desenvolvidos para o controle de tempo que o aparelho irá funcionar, bem como miniaturização para implantes.

O artigo completo pode ser acessado de forma gratuita de dentro de universidades através do link: http://onlinelibrary.wiley.com/enhanced/doi/10.1002/adma.201306304/.

Fonte:

YIN, Lan et. al.; Materials, designs, and operational characteristics for fully biodegradable primary batteries.; Advanced Materials.; Alemanha; 2014