Na tarde desta quarta-feira dia 12 de novembro, pela primeira vez um robô pousou em um cometa. O modulo espacial Philae foi enviado nessa missão a dez anos atrás e somente agora que tocou a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Mas o que é um cometa?
Um cometa é um corpo celeste que possui um núcleo composto de rochas, poeira, gelo e gases congelados como monóxido de carbono, dióxido de carbono, amônia, metano, metanol, cianeto de hidrogênio, formaldeído, etanol e etano. Estes núcleos estão entre os corpos mais escuros do universo, pois só refletem de 2,4 a 4%.
Quando em sua orbita, um cometa passa próximo do sol, os compostos voláteis que estão presentes em sua superfície evaporam e carregam parte da poeira presente no cometa. Isto gera uma atmosfera em volta do núcleo do cometa, que é chamada de coma. A radiação do sol e os ventos solares geram a cauda do cometa que está sempre direcionado para longe do sol.
Philae vai tentar descobrir compostos que comprovem alguma teoria sobre a criação do universo ou da vida na terra. Para entender um pouco mais sobre os cometas e sua importância para o que sabemos sobre o universo consulte os sites:
http://www.galeriadometeorito.com/
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2014/09/4-cometas-poderao-ser-vistos-ate-o-fim-do-ano.html
Referencias:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/11/robo-liberado-por-sonda-rosetta-pousa-em-cometa-confirma-agencia.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Cometa , acesso em 15 de novembro de 2014.
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/cometas-formados-por-gelo-rochas-e-gases.htm , acesso em 15 de novembro de 2014.